"Muita Calma Nessa Hora 2" faz piada com clichês do universo jovem

Por Luísa Pécora , iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

"Rei do camarote" de Marcelo Adnet e cantor sertanejo de Bruno Mazzeo são destaques de comédia nacional

O público jovem vem ganhando mais atenção do cinema brasileiro, com filmes como "Somos Tão Jovens", "Faroeste Caboclo", "Mato Sem Cachorro" e "Colegas" buscando levar principalmente esta faixa de espectadores às salas.

"Muita Calma Nessa Hora 2", que estreia nesta sexta-feira (17), segue essa linha. Dirigido por Felipe Joffily, a "comédia jovem" é marcada por clima descontraído e piadas cheias de referências do mundo pop - de Rock in Rio ao Instagram, de Luciana Gimenez à novela "Avenida Brasil".

Imagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/DivulgaçãoImagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'. Foto: Tatiana Guinle/Divulgação

Como no primeiro filme, "Muita Calma Nessa Hora 2" inclui uma enorme quantidade de personagens interpretados por atores e comediantes de diferentes gerações. Todas as histórias giram em torno de um festival de música carioca, o Som no Rio, cujo line-up eclético inclui Chiclete com Banana, Jota Quest e Marcelo D2 (os dois últimos em participações especiais).

Siga o iG Cultura no Twitter

As quatro amigas do filme original também estão de volta. Mari (Gianne Albertoni) trabalha na produção do evento e tem de lidar com o chefe surtado (Alexandre Nero, muito bem no papel) e as investidas do cantor Neco (Rafael Infante), líder da banda Los Cunhados (uma óbvia referência aos Los Hermanos); Aninha (Fernanda Souza) cuida dos camarins e procura um namorado, embora a cartomante tenha visto uma Maria em seu futuro; Tita (Andréia Horta) voltou de Londres e tenta carreira de fotógrafa; e Estrella (Débora Lamm) quer ajudar o pai, Pablo (Nelson Freitas), em sua nova pousada.

Tatiana Guinle/Divulgação
Imagem do filme 'Muita Calma Nessa Hora 2'

Ainda cabem na história a religiosa companheira de Pablo, Rita (Maria Clara Gueiros), o "chicleteiro" interpretado por Lucio Mauro Filho, o pai difícil de Tita (Daniel Filho), o segurança do festival (Hélio de La Peña) e até uma dupla de capangas argentinos (Marco Luque e Marco Bravo), entre outros.

Tantos personagens fazem com que a trama de "Muita Calma 2" nunca ganhe muita profundidade, se construindo quase que numa colagem de esquetes.

O formato, porém, ajuda a história a se manter fluida e leve. Quando tenta se levar a sério - inserindo um desnecessário sequestro no enredo, por exemplo -, o filme derrapa. Enquanto abraça a despretensão e se propõe apenas a fazer rir, vai bem, sobretudo nos momentos em que o humorista Marcelo Adnet está em cena.

Ele volta a encarnar Augusto Henrique, um "coxinha" de forte sotaque paulistano que é a perfeita representação do "rei do camarote". Sempre vestido com roupas de marca (inclusive na praia, claro), ele gosta de Jota Quest e Jorge Vercillo, não desgruda de aparelhos eletrônicos, conta vantagem o tempo todo e circula pelo festival com a bebida que pisca.

Adnet também é responsável pelo que talvez seja a melhor sacada do filme: a letra da canção "Paracadá", hit do cantor de sertanejo universitário Renan, interpretado por Bruno Mazzeo (também produtor e roteirista).

Com palavras que não querem dizer nada e versos como "paracadá com as fãs/dentro da van/e perdendo o sutiã" ou "eu gasto na balada o que 'ocês' ganha no mês", a canção rendeu um divertido clipe que tira sarro da ostentação dos cantores do gênero. Mazzeo também vai bem, usando cabelinho espetado, fazendo sotaque caipira e o famoso coraçãozinho com as mãos.

Nos dois personagens - o paulistano e o sertanejo -, e em quase todos os outros , "Muita Calma Nessa Hora 2" foca suas piadas em caricaturas fortíssimas. Clichê? Sem dúvida. Mas funciona.

Veja o trailer de "Muita Calma Nessa Hora 2":


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas