Indicados ao Oscar serão anunciados nesta quinta-feira; veja os favoritos

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

"12 Anos de Escravidão", "Gravidade" e "Trapaça" devem ser lembrados em várias categorias; Brasil tenta indicação inédita com a animação "Uma História de Amor e Fúria"

Os filmes e artistas indicados ao Oscar 2014 serão anunciados nesta quinta-feira (16), por volta das 11h30, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. "12 Anos de Escravidão", "Gravidade" e "Trapaça" devem ser indicados a várias categorias da premiação, que será realizada em 2 de março em Los Angeles.

O Brasil tenta conquistar uma indicação inédita na categoria animação com "Uma História de Animação e Fúria", de Luiz Bolognesi. Em filme estrangeiro, não há chances, já que "O Som ao Redor" saiu da disputa em etapa anterior da votação.

Com o anúncio das indicações, que terá transmissão ao vivo pelos canais TNT e E!, a corrida pela estatueta entra em fase decisiva. Até o dia 25 todas as principais prévias do Oscar - Globo de Ouro, Critics Choice Awards e em especial os sindicatos dos atores, produtores e diretores - terão anunciado seus prêmios - e dado pistas sobre quem são os favoritos.

Imagem de 'Gravidade', indicado ao Oscar 2014 de melhor filme. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Trapaça', indicado ao Oscar 2014. Foto: Reprodução/FacebookImagem do filme '12 Anos de Escravidão', indicado ao Oscar 2014. Foto: DivulgaçãoTom Hanks em 'Capitão Phillips', indicado ao Oscar 2014. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Clube de Compras Dallas', indicado ao Oscar 2014. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Ela', indicado ao Oscar 2014. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Nebraska', indicado ao Oscar 2014. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Philomena', indicado ao Oscar 2014. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Lobo de Wall Street', indicado ao Oscar 2014. Foto: Divulgação

Neste ano, as cédulas dos quase 6 mil membros votantes da Academia foram entregues entre 27 de dezembro e 8 de janeiro.

De acordo com as regras, cada grupo profissional é responsável por uma categoria: atores indicam atores, diretores indicam diretores, maquiadores indicam maquiadores etc. As exceções são filme estrangeiro, cujos indicados são definidos por um comitê misto, e melhor filme, categoria aberta a todos os membros.

Siga o iG Cultura no Twitter

A votação para o prêmio principal é a mais complexa e segue um sistema preferencial. Nas cédulas, os integrantes da Academia listam seus longas favoritos de 1 (o melhor) a 5 (o quinto melhor).

Para que um filme seja indicado, pelo menos 5% dos votantes devem tê-lo colocado na primeira posição. Não basta, portanto, estar na quinta posição de todas as 6 mil cédulas.

Reuters
Ganhador do Globo de Ouro, Alfonso Cuarón deve ser indicado ao Oscar de direção

Favoritos

O número de indicados a melhor filme deve ficar entre cinco e dez. Se três vagas já estão garantidas para "12 Anos de Escravidão", "Gravidade" e "Trapaça", as demais seguem em disputa por produções como "Capitão Phillips", "Nebraska", "O Lobo de Wall Street", "Clube de Compras Dallas", "Ela" e "Philomena"

Entre os com mais chances de serem esnobados estão "Inside Llewyn Davis", dos irmãos Joel e Ethan Coen, "O Mordomo da Casa Branca", de Lee Daniels, e "Álbum de Família", de John Wells. Os três começaram bem na corrida pelo Oscar, mas tiveram fraco desempenho nas prévias.

Com muitos fortes concorrentes, é bem possível que a categoria melhor diretor domine as discussões pós-anúncio. Foi o que aconteceu no ano passado, quando a esnobada a Ben Affleck e Kathryn Bigelow pegou especialistas de surpresa. O choque se repetirá se Steve McQueen ("12 Anos de Escravidão"), Alfonso Cuarón ("Gravidade") e David O. Russel ("Trapaça") não tiverem seus nomes anunciados nesta quinta-feira.

Para as outras duas vagas há vários fortes candidatos, a começar por Paul Grengrass ("Capitão Phillips") e Martin Scorsese ("O Lobo de Wall Street"), ambos indicados ao prêmio do sindicato dos diretores. Também brigam por espaço Spike Jonze ("Ela"), Alexander Payne ("Nebraska") e Stephen Frears ("Philomena").

Atores e atrizes

A categoria melhor ator também é das mais competitivas. Os principais cotados para uma indicação são Bruce Dern ("Nebraska"), Chiwetel Ejiofor ("12 Anos de Escravidão"), Tom Hanks ("Capitão Phillips") e Matthew McConaughey ("Clube de Compras Dallas"). 

Reprodução/Facebook
Amy Adams busca indicação a melhor atriz por 'Trapaça'

Robert Redford já foi considerado nome forte por "Até o Fim", mas a esnobada no prêmio do sindicato dos atores - e a recusa em promover sua candidatura - pode deixá-lo de fora do Oscar. Em seu lugar podem entrar Leonardo DiCaprio ("O Lobo de Wall Street"), Christian Bale ("Trapaça") ou Forest Whitaker ("O Mordomo da Casa Branca").

Na categoria melhor atriz, muita gente já vê Cate Blanchett com a estatueta nas mãos por "Blue Jasmine". A australiana deve disputar com Sandra Bullock ("Gravidade"), Emma Thompson ("Walt nos Bastidores de Walt Disney") e Judi Dench ("Philomena").

A maior dúvida é quanto à quinta vaga, que pode ir tanto para Meryl Streep, elogiada por "Álbum de Família", quanto para Amy Adams ("Trapaça"), que ganhou destaque nas últimas semanas.

Leia tudo sobre: oscarcinemaoscar 2014cinema12 anos de escravidãotrapaçagravidade

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas