Morre Haroldo Marinho Barbosa, diretor do filme "Engraçadinha"

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Cineasta sofreu uma parada cardíaca em Petrópolis; Cremação aconteceu neste sábado (21), no Rio

Reprodução/Facebook
O cineasta Haroldo Marinho Barbosa

O cineasta Haroldo Marinho Barbosa, que dirigiu "Engraçadinha", filme de 1981 inspirado em obra de Nelson Rodrigues, morreu em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (19). 

De acordo com um post da viúva de Haroldo, a atriz Lyscia Braga, a cremação aconteceu neste sábado (21), no cemitério do Caju. O diretor tinha 69 anos e sofreu uma parada cardíaca.

Suas cinzas, explica a viúva, serão jogadas no jardim da casa que pertence à família de Haroldo desde 1904. “Ele tinha pedido para jogarmos suas cinzas no jardim da casa que moramos, que é de 1894 e está na família dele desde 1904, com muitas histórias.”

Carreira

O cineasta começou dirigindo os curtas "Copacabana" (1965), "Eu Sou Vida, Eu Não Sou Morte" (1970) e "Dom Quixote" (1967).

O reconhecimento público veio com a adaptação para os cinemas do texto "Engraçadinha", de Nelson Rodrigues, que ganhou os prêmios de melhor atriz (Lucélia Santos), roteiro e música no Festival de Brasília.

Haroldo também dirigiu "Baixo Gávea", trabalho que foi vencedor do prêmio especial do júri no Festival do Rio. O filme recebeu duas premiações para Carlos Gregório e Louise Cardoso, no Festival de Brasília, nas categorias melhor ator e atriz.

Leia tudo sobre: morteharoldo marinho barbosaengraçadinhacinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas