Filmes sobre sobrevivência marcam temporada de prêmios de Hollywood

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Longas como "Gravidade", "Capitão Phillips" e "Lone Survivor" colocam protagonistas em situações-limite

Um acidente no espaço, um sequestro no mar, um barco quebrado, uma missão em território inimigo, anos de privações e maus-tratos. Mostrando ambientes e épocas diferentes, cinco dos mais celebrados filmes da temporada - "Gravidade", "Capitão Phillips", "All Is Lost", "Lone Survivor" e "12 Years a Slave" - têm um tema em comum: a luta por sobrevivência.

Imagem do filme 'Gravidade', de Alfonso Cuarón. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Capitão Phillips', de Paul Greengrass. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'All Is Lost', de J.C. Chandor. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Lone Survivor', de Peter Berg. Foto: DivulgaçãoCena do filme '12 Years a Slave', de Steve McQueen. Foto: Divulgação

No cronograma de Hollywood, o verão norte-americano (inverno no Brasil) concentra os grandes blockbusters de ação e aventura. Neste ano, Brad Pitt enfrentou zumbis em "Guerra Mundial Z", robôs combateram monstros gigantes em "Círculo de Fogo" e muitos super-heróis salvaram o mundo.

Agora, a luta por sobrevivência se torna menos barulhenta e mais íntima. conforme os estúdios lançam suas principais apostas para o Oscar. Em 2013, várias destas produções têm protagonistas em situações-limite, por vezes completamente isolados - dando a atores como Sandra Bullock, Tom Hanks e Robert Redford a chance de carregar a história praticamente sozinhos.

Veja os principais "filmes sobre sobrevivência" da temporada:

"Gravidade": Em cartaz no Brasil, o filme do diretor mexicano Alfonso Cuarón acompanha os astronautas Ryan Stone (Sandra Bullock) e Matt Kowalski (George Clooney) em uma missão - a primeira dela, a última dele - para reparar o telescópio Hubble. Tudo corre bem até que a destruição de um satélite russo causa uma reação em cadeia e espalha detritos pelo espaço, que danificam o ônibus espacial Shuttle, cortam a comunicação de Stone e Kowalski com a Terra e os deixam sozinhos na luta por sobrevivência e por uma forma de voltar ao planeta.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Capitão Phillips": Dirigido por Paul Greengrass, estreia no Brasil nesta sexta-feira (8) e leva ao cinema um acontecimento real de 2009. Em atuação muito elogiada, Tom Hanks é Robert Phillips, comandante do navio cargueiro norte-americano Maersk Alabama. Quando navega no Oceano Índico, a embarcação é invadida por piratas da Somália que sequestram Phillips e o levam a um bote.

Divulgação
Imagem do filme 'Capitão Phillips'

"All Is Lost": Cotado para uma indicação ao Oscar aos 77 anos, Robert Redford interpreta um personagem conhecido apenas como Nosso Homem. Ele veleja pelo Oceano Índico quando seu iate é atingido por uma cargueiro estrangeiro. Com os dispositivos de comunicação afetados, precisa improvisar e encontrar uma forma de voltar para casa. Dirigido por J.C. Chandor, o filme tem poucas falas (o roteiro inteiro tem apenas 31 páginas) e estreia em fevereiro no Brasil.

"Lone Survivor": Conta a história real de quatro membros da equipe de elite da Marinha norte-americana, os Seals. Durante uma missão secreta para capturar um líder do Taleban nas montanhas do Afeganistão, eles ficam isolados em território inimigo e têm de tomar decisões difíceis. Mark Whalberg interpreta um dos militares, Marcus Luttrell, autor do livro de memórias no qual o roteiro se baseou. A direção é de Peter Berg. Estreia em fevereiro no Brasil.

"12 Years a Slave": Dirigido por Steve McQueen, é baseado no livro de memórias de Solomon Northup, um negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo nos Estados Unidos pré-Guerra Civil. Privado de sua liberdade e sofrendo maus-tratos, ele precisa lutar para se manter vivo e recuperar a dignidade. Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender e Brad Pitt estão no elenco do filme, que ganhou o Festival de Toronto e não tem previsão de estreia no Brasil.

Leia tudo sobre: cinemacapitão phillipsgravidadeall is lostoscar 2014

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas