Morre aos 85 anos o ator Nigel Davenport, de "Carruagens de Fogo"

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

A morte, anunciada nesta terça (29), aconteceu na sexta passada (25), devido a uma pneumonia

A morte do ator britânico Nigel Davenport aconteceu na sexta-feira passada (25), mas só foi anunciada à imprensa na terça (29). A causa teria sido uma pneumonia, disse seu agente aos meios de comunicação ingleses.

Divulgação
O ator Nigel Davenport em cena do filme 'Carruagens de Fogo'

Ao longo da carreira de 50 anos, Davenport participou de filmes como "Carruagens de Fogo", pelo qual ganhou notoriedade com a interpretação de Lord Birkenhead. Ele também fez o papel do Duque de Norfolk no longa “O Homem que não Vendeu Sua Alma”, de Fred Zinnemann.

O ator fez ainda as primeiras leituras da voz do computador HAL 9000, do filme "2001: Uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick. O papel acabou ficando com o ator canadense Douglas Rain.

Nigel Davenport tem um filho ator, Jack Davenport, conhecido por participar do filme "Piratas do Caribe" e da série "This Life", da BBC.

Siga o iG Cultura no Twitter

O ator nasceu em 1928 em Shelford, Inglaterra, e estudou Língua Inglesa no Trinity College. Começou seus estudos em artes cênicas na Oxford University Drama Society e desde então não parou mais.

Performou na Broadway nos anos 1960 com a peça "A Taste of Honey", sendo renomado também por seu trabalho denso no teatro e por ter feito parte do English Stage Company, do famoso teatro Royal Court.

Davenport se casou duas vezes e deixou três filhos, Jack, Hugo e Laura. Nos últimos anos, o ator havia se afastado do trabalho por problemas de saúde envolvendo a memória.

Leia tudo sobre: nigel davenportmorteator

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas