Site americano coloca "O Som ao Redor" entre favoritos à indicação ao Oscar

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Competição de filme estrangeiro tem número recorde de inscritos, com 76 títulos

O site norte-americano The Wrap colocou o brasileiro "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho, entre os favoritos a uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro.

Leia também: "O Som ao Redor" é candidato do Brasil ao Oscar 2014

"O Som ao Redor", de Kléber Mendonça Filho. Foto: DivulgaçãoCena de "O Som ao Redor". Foto: CinemascópioCena de "O Som ao Redor". Foto: DivulgaçãoCena de "O Som ao Redor". Foto: DivulgaçãoCena de "O Som ao Redor". Foto: DivulgaçãoCena de "O Som ao Redor". Foto: Divulgação

O texto, assinado pelo analista Steve Pont, coloca como principais competidores, além do brasileiro, "Le Passé", do Irã; "The Broken Circle Breakdown", da Bélgica; "Gabrielle", do Canadá; "Gloria", do Chile; "A Caça", da Dinamarca; "The Grandmaster", de Hong Kong; "Bethlehem", de Israel; "A Grande Beleza", da Itália; "Omar", da Palestina; "Walesa", da Polônia; "Wadjda", da Arábia Saudita; e "Ilo Ilo", de Cingapura.

Siga o iG Cultura no Twitter

Todos estes filmes foram pré-indicados por seus países para serem considerados pela Academia, que em janeiro revelará nove finalistas e, por fim, os cinco indicados.

A competição de 2013 tem recorde de inscrições, com filmes de 76 países. A maior marca tinha sido atingida no ano passado, com 71 longas inscritos.

Divulgação
Kleber Mendonça Filho, diretor de "O Som ao Redor"

Em entrevista ao iG, Mendonça Filho disse que "O Som ao Redor" teve uma carreira "muito forte" no Brasil e no exterior, e que o fato de ter entrado em cartaz nos Estados Unidos ajuda as chances de indicação ao Oscar.

"Sei que há um protocolo, uma espécie de roteiro a se seguir. Mas estou tranquilo pois, dentro de uma ideia de cinema que não é blockbuster, 'O Som ao Redor' é um pouco conhecido por lá."

"Sobre o Oscar, é tudo metafísica. Não tenho como dizer que vamos ser indicados ou que vamos ganhar", completou. "Tudo o que aconteceu com 'O Som ao Redor' foi passo a passo, e eu fui acompanhando. Não acredito em empurrar o filme ladeira acima. A melhor coisa é deixar ele correr sozinho."

Leia tudo sobre: o som ao redoroscarcinemaoscar 2014filme estrangeirocinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas