Cineasta italiano Carlo Lizzani morre ao se jogar de prédio em Roma

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Diretor de 91 anos começou a carreira após a Segunda Guerra Mundial e ficou conhecido por longas como "Os Amantes de Florença" e "O Corcunda de Roma"

Getty Images
O cineasta Carlo Lizzani

O cineasta italiano Carlo Lizzani pulou de uma janela do terceiro andar do prédio onde morava neste sábado (5), em Roma. Ele tinha 91 anos.

Lizzani ficou conhecido por filmes como "Os Amantes de Florença" (1954) e "O Corcunda de Roma" (1960), além de seu trabalho como roteirista em "Alemanha, Ano Zero" (1948), do diretor Roberto Rossellini.

Quase três anos atrás, o diretor Mario Monicelli, também italiano, morreu após pular da janela de um hospital.

Nascido em Roma, Lizzani começou a carreira logo após a Segunda Guerra Mundial, quando fez um documentário sobre Palmiro Togliatti, líder do partido comunista italiano.

Foi aclamado por "Achtung! Banditi", de 1951, um drama sobre a Segunda Guerra. Também retratou temas como a questão dos judeus deportados de Roma no filme "L'oro di Roma", de 1961.

Trabalhou para a televisão italiana nos anos 1980 e dirigiu quatro edições do Festival Internacional de Cinema de Veneza, de 1979 a 1982. Em 1994, foi membro do juri do Festival de Cinema de Berlim.

Leia tudo sobre: Carlo Lizzanimortesuicidiocinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas