Marjorie Estiano sobre "O Tempo e o Vento": "O épico permeia nosso inconsciente"

Por Luísa Pécora , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Atriz fala ao iG sobre interpretar Bibiana em filme de Jayme Monjardim; veja o vídeo

A atriz Marjorie Estiano é uma das heroínas de "O Tempo e o Vento", adaptação da obra de Erico Verissimo que chegou aos cinemas nesta sexta-feira (27). Mas na pele de Bibiana, a jovem apaixonada pelo capitão Rodrigo (Thiago Lacerda), ela tem o desafio de passar emoção ao espectador com poucas falas.

Leia também: "Não vou desmamar da televisão", diz Jayme Monjardim

Em grande parte do período em que está em cena, Estiano dá rosto à voz de Fernanda Montenegro, que interpreta Bibiana na velhice e narra a história do filme. Para a atriz, foi um bom exercício.

"Acho que a palavra dá mais margem para interpretações diferentes ou errada do que um silêncio, uma expressão", afirmou, em entrevista ao iG. "É muito interessane ver como aquilo consegue ficar claro nos seus olhos."

Veja a entrevista de Marjorie Estiano ao iG:

Ao adaptar a obra, o diretor Jayme Monjardim e a roteirista Letícia Wierzchowski (que trabalharam juntos na minissérie "A Casa das Sete Mulheres"), optaram por ancorar a história justamente em Bibiana.

É a voz de Montenegro que ecoa por todo o filme, enquanto a personagem, centenária, narra a história da família ao receber a visita do capitão Rodrigo, morto cinquenta anos antes.

A saga começa no romance proibido entre os avós de Bibiana - o índio Pedro Missioneiro (Martin Rodriguez) e a jovem camponesa Ana Terra (Cleo Pires) -, a primeira parte de uma história marcada por temas como honra, amor à terra, importância da família, além de paixões arrebatadoras.

Imagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Tempo e o Vento'. Foto: Divulgação

Para Estiano, "O Tempo e o Vento" tem tudo para ser sucesso nos cinemas em parte por causa da história grandiosa (pelo set passaram 130 atores e 2 mil figurantes) e brasileira.

"Acho que o épico permeia nosso inconsciente. As pessoas têm muita curiosidade sobre figurino, gestual, carros, objetos", afirmou. "E a temática é tão brasileira, tão regional, e costurada por essa história de amor, que é um clássico."

Cinema está nos planos futuros de Estiano, que no ano que vem filmará em Portugal. Mas a carreira de cantora não ficou de lado: o novo álbum deve ser lançado no início de 2014.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas