Festival do Rio começa nesta quinta-feira com 350 filmes de 60 países

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Programação tem filmes premiados em festivais e prováveis candidatos ao Oscar; veja destaques

Com 350 filmes de 60 países na programação, a edição 2013 do Festival do Rio começa nesta quinta-feira (26), propondo uma maratona cinematográfica para o público até o dia 10 de outubro. 

A programação inclui filmes premiados em festivais internacionais, longas nacionais inéditos no circuito comercial, documentários aguardados e produções que estão cotadas para o Oscar 2014.

Sandra Bullock e George Clooney em 'Gravidade'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Heli'. Foto: Divulgação'Jovem e Bela', de François Ozon. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Amazônia - Planeta Verde'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Tatuagem'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'The Zero Theorem', de Terry Gilliam. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Mordomo da Casa Branca'. Foto: Divulgação'Behind the Candelabra', de Steven Soderbergh. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Blue Jasmine'. Foto: DivulgaçãoImagem do documentário 'Nós Roubamos Segredos'. Foto: Divulgação

O filme de abertura é "Amazônia", coprodução Brasil-França que foi exibida nos festivais de Veneza e Toronto. Dirigido pelo francês Thierry Ragobert, o longa retrata a saga de um macaco prego que sobrevive a um acidente de avião na floresta brasileira.

Outros destaques que passaram por festivais são "Bastardos", da francesa Claire Denis; o mexicano "Heli", premiado em Cannes; "Sacro Gra", ganhador de Veneza; "Jovem e Bela", novo de François Ozon; "Only Lovers Left Alive", do celebrado Jim Jarmush; "The Zero Theorem", de Terry Gilliam; e o telefilme "Behind the Candelabra", com Michael Douglas, muito elogiado em Cannes.

O público também poderá ver antes da estreia alguns dos filmes que prometem dominar a temporada de prêmios do ano que vem, como "Gravidade", com Sandra Bullock e George Clooney; "Blue Jasmine", novo de Woody Allen; "Nebraska", de Alexander Payne; "O Mordomo da Casa Branca", de Lee Daniels; e "Fruitvale Station", de Ryan Coogler.

Siga o iG Cultura no Twitter

Entre os documentários, os destaques são o nacional "Mataram Meu Irmão", de Cristiano Burlan, vencedor do É Tudo Verdade; "Nós Roubamos Segredos: A História do WikiLeaks", de Alex Gibney; e "O Conhecido Desconhecido: A era Donald Rumsfeld", de Errol Morris.

O cinema nacional está representado na mostra Première Brasil, que conta com 72 títulos. A competição de longas de ficção é composta por "A Estrada 47", "De Menor", "Entre Nós", "Jogo das Decapitações", "Minutos Atrás", "O Homem das Multidões", "O Lobo Atrás da Porta", "Os Amigos", "Periscópio", "Quase Samba" e "Tatuagem" - vencedor do Festival de Gramado.

O filme de encerramento também é nacional: "Serra Pelada", novo filme de Heitor Dhalia (“À Deriva” e “O Cheiro do Ralo”), sobre dois amigos (Juliano Cazarré e Julio Andrade) que partem para a Floresta Amazônica em busca de ouro.

Para mais informações e a programação completa, consulte o site oficial.

Leia tudo sobre: festival do riocinemafestivais de cinemamaislidas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas