Festival de Toronto começa nesta quinta-feira com fortes candidatos ao Oscar

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Filmes sobre Julian Assange, Mandela e Hendrix serão exibidos no evento canadense; veja os destaques

Com uma elogiada seleção cheia de fortes candidatos ao Oscar, a 37ª edição do Festival de Toronto começa nesta quinta-feira (5). Filmes sobre personalidades como Julian Assange, Nelson Mandela e Jimi Hendrix serão exibidos no evento canadense, que vai até 15 de setembro.

O festival tem fama de fornecer boas pistas das produções que podem se dar bem no Oscar. No ano passado, "Argo" e "O Lado Bom da Vida" foram destaques no evento e, meses depois, ganharam estatuetas da Academia.

Imagem do filme 'O Quinto Poder'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'August: Osage County'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme '12 Years a Slave'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'All Is By My Side'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Can a Song Save Your Life?'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Dallas Buyers Club'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Life of Crime'. Foto: Divulgação

Diferentemente dos festivais de Cannes e Veneza, o de Toronto não elege um júri internacional para votar nos melhores filmes. Quem escolhe os títulos a serem premiados é o próprio público, que pode comprar ingresso e participar das sessões.

O filme de abertura será "O Quinto Poder", que conta a história do site WikiLeaks e de seu fundador, Julian Assange. O encerramento ficará com "Life of Crime", baseado no livro de Elmore Leonard que é um "prequel" de "Jackie Brown".

Leia também: "Faroeste Caboclo" será exibido no Festival de Toronto

O Brasil marca presença com três filmes que serão exibidos fora de competição: "Faroeste Caboclo", versão para o cinema da música da Legião Urbana; "O Lobo Atrás da Porta", suspense com Leandra Leal sobre o desespero de um casal que tem a filha sequestrada; e "Amazônia 3D", documentário do francês Thierry Ragobert.

Veja os destaques do Festival de Toronto:

"O Quinto Poder": Dirigido por Bill Condon, tem Benedict Cumberbatch, o vilão de "Além da Escuridão - Star Trek", no papel de Julian Assange, o fundador do site WikiLeaks. O filme narra desde os primeiros dias da página até a divulgação de milhares de documentos sigilosos do governo norte-americano, que aconteceu em 2010. Estreia no Brasil: 25 de outubro.

"August: Osage County": Dirigido por John Wells ("A Grande Virada") e produzido por George Clooney, é baseado em uma peça premiada sobre uma família disfuncional. No elenco estão Meryl Streep, Benedict Cumberbatch, Julia Roberts e Ewan McGregor. Estreia no Brasil: 17 de janeiro de 2014.

Siga o iG Cultura no Twitter

"12 Years a Slave": Terceiro filme de Cumberbatch em exibição no festival, conta uma história real ambientada nos Estados Unidos pré-Guerra Civil, quando o negro livre Solomon Northup foi sequestrado e vendido como escravo. No elenco também estão Michael Fassbender e Brad Pitt. Sem previsão de estreia no Brasil.

Divulgação
Imagem do filme 'Dallas Buyers Club'

"All Is By My Side": Retrata os primeiros anos da carreira do lendário guitarrista Jimi Hendrix (1942-1970), que será interpretado pelo rapper norte-americano Andre 3000, um dos integrantes da dupla Outkast. Sem previsão de estreia no Brasil.

"Long Walk to Freedom": Adaptação da autobiografia do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. É produzido por Anant Singh, que começou a conversar com o sul-africano sobre a possibilidade de levar sua história ao cinema quando ele ainda estava na prisão (Mandela foi libertado em 1990). O papel principal ficou com Idris Elba. Sem previsão de estreia no Brasil.

"Can A Song Save Your Life?": Dirigido por John Carney e produzido por Judd Apatow, conta a história de Gretta (Keira Kightley), uma jovem cantora e compositora que, após ser deixada pelo namorado músico, começa a se relacionar com o produtor de discos Dan (Mark Ruffallo). Sem previsão de estreia no Brasil.

"Dallas Buyers Club": Matthew McConaughey é Ron Woodroof, um eletricista do Texas cuja batalha contra o setor farmacêutico ajuda pacientes com HIV e aids a ter acesso a tratamento. Baseado em história real. Sem previsão de estreia no Brasil.

"Life of Crime": Com Jennifer Aniston, Tim Robbins e John Hawkes, é adaptação do livro "The Switch", de Elmore Leonard, que morreu em agosto. O longa, um prólogo para "Jackie Brown", de Quentin Tarantino, mostra dois ex-presidiários que sequestram a mulher de um empresário. Sem previsão de estreia no Brasil.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas