Julian Assange será jurado de festival de cinema britânico

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Fundador do grupo WikiLeaks verá os filmes na embaixada do Equador, onde está refugiado; outros dois filmes sobre a página que vazou segredos do governo norte-americano estão sendo produzidos

O fundador do grupo WikiLeaks, Julian Assange, será jurado no Festival de Cinema Raindance, em Londres, mas não verá os filmes na sala de projeção, e sim em DVD, na embaixada do Equador, onde está refugiado há mais de um ano.

AP
Fundador do WikiLeaks, Julian Assange, é visto durante entrevista na Embaixada do Equador em Londres (14/06)

Organizadores do festival disseram ter convidado Assange para a função por causa do impacto dele sobre a forma como a informação é recebida e transmitida. Assange, 42 anos, ficou conhecido em 2010, quando o WikiLeaks divulgou milhares de documentos militares e diplomáticos sigilosos dos EUA.

Ele se refugiou em junho de 2012 na embaixada equatoriana para evitar uma extradição da Grã-Bretanha para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais.

Leia também: Filmes sobre internet e tecnologia: Google, Apple e WikiLeaks chegam ao cinema

Interpretado por Benedict Cumberbatch, o vilão de "Além da Escuridão - Star Trek", Julian Assange será um dos personagens do filme "O Quinto Poder". O longa narrará desde os primeiros dias do WikiLeaks até a divulgação de milhares de documentos sigilosos do governo norte-americano, que aconteceu em 2010.

A página fundada por Assange tmabém vai ser tema do documentário "We Steal Secrets: The Story of WikiLeaks". O filme fala sobre o funcionamento do página e sobre sua principal fonte, o soldado norte-americano Bradley Manning, que vazou os documentos sigilosos do governo norte-americano.

Veja imagens de "O Quinto Poder": 

Benedict Cumberbatch e Daniel Brühl em cena de 'O Quinto Poder'. Foto: DivulgaçãoBenedict Cumberbatch como Julian Assange em  'O Quinto Poder'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Quinto Poder'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Quinto Poder'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Quinto Poder'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Quinto Poder'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Quinto Poder'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Quinto Poder'. Foto: Divulgação

O festival Raindance, no seu 21º ano, exibirá 100 longas metragens e mais de 150 curtas de mais de 50 países, entre 25 de setembro e 6 de outubro, no Piccadilly Circus, em Londres.

Com Reuters.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas