Edição 2013 do evento, que completa 70 anos, começou nesta quarta-feira (28)

Os astros George Clooney e Sandra Bullock foram as grandes atrações do primeiro dia do Festival de Veneza 2013 , que começou nesta quarta-feira (28). Filmes de 33 países serão exibidos até 7 de setembro durante o evento, que completa 70 anos .

Veja imagens do primeiro dia de festival:

Clooney e Bullock foram ao festival para apresentar "Gravidade", do diretor mexicano Alfonso Cuarón. Escolhido para a abertura, o filme conta a história de uma dupla de astronautas que sobrevive à destruição de uma estação espacial e precisa encontrar uma forma de voltar à Terra.

Mais sobre o Festival de Veneza:
Festival de Veneza 2013 abre espaço para ficção científica e filmes em inglês
Estrelas, sexo tabu e morte estarão em foco no festival
Bertolucci vai presidir júri do Festival de Veneza deste ano

O cineasta Bernardo Bertolucci, que preside o júri, também foi muito celebrado no primeiro dia do festival. Aos 73 anos, o consagrado diretor está numa cadeira de rodas após problemas sérios na coluna.

Outras duas ficções científicas - e que como "Gravidade" vêm sendo gestadas há bastante tempo - chegam a Veneza cercadas de expectativas.

A primeira é "The Zero Theorem", de Terry Gilliam, no qual Christoph Waltz interpreta um hacker recluso. A outra é "Under the Skin", de Jonathan Glazer, que tem Scarlett Johansson como uma alienígena.

O Brasil está representado no festival com "Amazônia", documentário de Thierry Ragobert que será exibido fora de competição.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.