"Por que Você Partiu?" retrata vida de chefs de cozinha franceses no Brasil

Por Luísa Pécora , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Documentário do estreante Eric Belhassen discute o que levou seus personagens - e ele mesmo - a buscar o exílio

Há quinze anos no Brasil, o geneticista francês Eric Belhassen procurava uma resposta para os questionamentos - dele e dos outros - sobre os motivos que o levaram a buscar o exílio. Decidiu, então, fazer um filme.

Em "Por que Você Partiu?", documentário que estreia nesta sexta-feira (16), Belhassen volta às origens para entender o presente. Nesta espécie de road movie culinário, entrevista não apenas os seus familiares, mas também os de seis dos principais chefs de cozinha franceses que atuam no Brasil e que, como ele, deixaram a França para se encontrar por aqui.

Imagem do documentário 'Por que Você Partiu?'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Por que Você Partiu?'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Por que Você Partiu?'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Por que Você Partiu?'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Por que Você Partiu?'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Por que Você Partiu?'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Por que Você Partiu?'. Foto: Divulgação

São eles Erick Jacquin, da Brasserie Erick Jacquin; Alain Uzan, do restaurante Avek; Emmanuel Bassoleil, do Skye; Frédéric Monnier, da Brasserie Rosário; Laurent Suaudeau, da Escola de Arte Culinária Laurent; e Roland Villard, chef do Hotel Sofitel.

Todos são rápidos em listar os motivos "oficiais" que os levaram a deixar a França: uma proposta de trabalho irrecusável, uma desilusão amorosa, a paixão por viagens e aventuras.

Siga o iG Cultura no Twitter

Mas conforme Belhassen intercala os depoimentos de cada chef aos colhidos na França, outras questões aparecem: conflitos familiares, a busca por independência em relação aos pais e a sensação de já não pertencer ao lugar onde nasceram.

"Por que Você Partiu?" trafega entre momentos emocionantes e cômicos, retratando tanto a dor da separação familiar quanto as atribulações diárias na cozinha - o nível de stress e exigência tira grande parte do glamour associado à profissão, mas rende boas risadas.

O que se sobressai, sem dúvida, é a sinceridade com que todos os entrevistados e o próprio diretor falam sobre sua trajetória.

É uma pena que Belhassen, um cineasta estreante, tenha pouco domínio técnico. O movimento constante da câmera e as tomadas propositalmente desfocadas ou fora de enquadamento incomodam um pouco, bem como a trilha sonora mal escolhida e excessiva. Ainda assim, "Por que Você Partiu?" faz um bonito retrato de boas histórias.

Veja o trailer de "Por que Você Partiu?"



Leia tudo sobre: por que você partiu?culináriaschefsfrançabrasilcinemadocumentário

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas