Os 11 robôs mais marcantes do cinema

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Como "Círculo de Fogo", em cartaz no Brasil, veja filmes que têm as máquinas em papeis de destaque

Em cartaz no Brasil, o filme "Círculo de Fogo" usa a tecnologia digital para levar às telas o confronto entre robôs e monstros gigantes. Com muitos efeitos, batalhas e barulhos, o longa mostra a luta da humanidade - que controla as super-máquinas - contras as criaturas conhecidas como Kaiju.

Leia: "Círculo de Fogo" exibe monstros e robôs com a marca de Del Toro

Dirigido por Guillermo del Toro, os robôs de "Círculo de Fogo" se inserem numa tradição do cinema. Em 1927, o androide Maria já era o personagem central de "Metrópolis", de Fritz Lang. Desde então, várias máquinas foram temas de filmes, desde longas de ação até dramas.

O iG selecionou os 11 robôs mais marcantes do cinema. Na lista, apenas as máquinas completamente feitas de metal - os andróides com traços orgânicos, como em "Blade Runner", ficaram de fora.  

R2-D2 (esquerda) e C-3PO são os únicos personagens de Star Wars que aparecem nos seis filmes da franquia. Foto: DivulgaçãoHAL 9000 tenta matar a tripulação da nave Discovery em '2001: Uma Odisseia no Espaço' (1968). Foto: DivulgaçãoO robô, de inteligência artificial extremamente avançada, controlava a nave Discovery. Foto: DivulgaçãoEm 'Metrópolis' (1927) um robô acaba por incitar o conflito entre trabalhadores e a classe dominante. Foto: DivulgaçãoArnold Swarzenegger é T-800, a robô assassino da franquia 'Exterminador do Futuro'. Foto: DivulgaçãoNo primeiro filme, de 1984, o robô voltou no tempo para matar Sarah Connor (Linda Hamilton), quem passou a proteger nas continuações. Foto: DivulgaçãoEm 'A.I.: Inteligência Artificial' (2001), depois do filho biológico de um casal ficar em coma, eles adotam um robô programado para amá-los. Foto: DivulgaçãoDepois que o 'irmão' volta do coma, o robô começa uma busca para se tornar um menino de verdade. Foto: DivulgaçãoEm 'O Dia que a Terra Parou', um alienígena ameaça a humanidade a levar uma vida mais pacífica ou será destruída por seu robô . Foto: DivulgaçãoO robô RObby, de 'Planeta Proibido' (1956), se desliga para evitar que machuque humanos. Foto: DivulgaçãoEm 'Eu, Robô' (2004), em um futuro no qual os robôs fazem todos os serviços dos humanos, Will Smith e o androide Sonny lutam contra as máquinas quando elas se revoltam contra a sociedade. Foto: DivulgaçãoWall-E é o último robô na Terra, responsável pela limpeza do planeta destruído pelos humanos em 'Wall-E' (2008). Foto: DivulgaçãoO robô Andrew (Robin Williams) busca se tornar real enquanto acompanha p crescimento de seus donos humanos em 'O Homem Bicentenário' (1999). Foto: DivulgaçãoA Terra é palco para os robôs alienígenas da franquia 'Transformers' . Foto: Divulgação


Leia tudo sobre: robôscírculo de fogofilmesmaislidas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas