"Wolverine – Imortal" troca cenas de ação por romance proibido e enredo denso

Por Fernando Antonialli , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Inspirado em HQ dos anos 1980, novo filme do herói leva Hugh Jackman ao Japão, mas não consegue manter ritmo

Pela sexta vez interpretando o mutante de garras de adamantium nos cinemas, é perceptível como Hugh Jackman está confortável em “Wolverine – Imortal”, que estreia nesta sexta (26).

O ator – que assumiu o personagem em 2000 – desenvolveu com maestria a evolução do herói. No entanto, se a atuação chega afiada, outros aspectos do filme deixam a desejar, por exemplo: com enredo mais denso, o longa não consegue manter um ritmo ágil, mesmo com as ótimas cenas de ação.

Cena do filme 'Wolverine: Imortal'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Wolverine: Imortal'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Wolverine: Imortal'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Wolverine: Imortal'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Wolverine: Imortal'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Wolverine: Imortal'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Wolverine: Imortal'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Wolverine: Imortal'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Wolverine: Imortal'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Wolverine: Imortal'. Foto: Divulgação

Assinada por Chris Claremont e com traço de Frank Miller, Wolverine carimbou o passaporte para o Japão pela primeira vez em 1982, em sua primeira HQ solo. A história serviu de inspiração para o longa, que agora leva aos cinemas o passado samurai de Logan/Wolverine, assim como seu grande amor, Mariko.

“Wolverine – Imortal” segue os acontecimentos de “X-Men: O Confronto Final”. Depois de matar Jean Grey (Famke Janssen), Wolverine (Hugh Jackman) resolve se isolar em uma floresta no Canadá, após fazer um juramento de não violência. A promessa chega ao fim ao mesmo tempo em que seu passado o alcança, quando Yuki (Rila Fukushima) o leva para o Japão, ao encontro de Yashida (Hal Yamanouchi).

Divulgação
A vilã Víbora

Depois de sobreviver aos bombardeios em Nagasaki, em 1945, graças à ajuda de Logan, o milionário Yashida está no leito de morte. O empresário, que anseia pela imortalidade que Wolverine considera uma maldição, oferece ao mutante – como forma de agradecimento - a chance de assumir os poderes de cura que o perturbam. Porém, a troca não é aceita.

Enquanto Wolverine entra em confronto com seu passado e seus poderes, outros personagens e conflitos vão surgindo. Com a morte de Yashida cada vez mais próxima, fica a cargo de sua neta, Mariko (Tao Okamoto), assumir os negócios de família.

A transição de poder não agrada ao pai da moça (Hiroyuki Sanada), assim como coloca em ação os planos da mutante Víbora, que chega a retirar os poderes de cura de Wolverine.

Siga o iG Cultura no Twitter

“Wolverine – Imortal” entra para a lista de filmes que, de uma maneira ou de outra, tentam se encaixar na fórmula estabelecida em “Batman Begins”. O roteiro ganha mais expressão, partindo das questões existenciais do protagonista até o romance proibido, enquanto as cenas de ação são reduzidas, porém bem realizadas.

Mas não basta seguir o passo a passo para repetir o sucesso. A grande falha do longa é o ritmo. A linearidade da trama, contando com poucos momentos inesperados ou de quebra, também pesa. As cenas de ação (a primeira demora cerca de 30 minutos para chegar) e alguns bons momentos cômicos não conseguem evitar que o andamento da história sofra com momentos maçantes.

Hugh Jackman mostra por que é o intérprete absoluto de Wolverine nos cinemas. Nas cenas de ação (com uma ótima sequência que se passa em cima de um trem bala) ou nas mais sérias o ator carrega a essência do personagem dos quadrinhos – e ofusca os companheiros de elenco.

Se comparada a outras adaptações para o cinema, “Wolverine – Imortal” representa uma nova fase para o herói, que volta em “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” (deve estrear em 2014). Mesmo que com ritmo falho, o longa tenta não se apoiar tanto nas explosões e batalhas - desenvolve melhor seus personagens e entrega mais do que apenas efeitos especiais.

Leia tudo sobre: filmeestreiawolverine - imortal

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas