Documentário sobre cientista brasileiro desperta interesse internacional

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

"Beyond Boundaries" acompanha o trabalho de Miguel Nicolelis para fazer um jovem paraplégico andar novamente na abertura da Copa do Mundo

Ainda em fase de produção, um documentário nacional sobre o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis despertou interesse internacional. "Beyond Boundaries: The Story of the Walk Again Project" ganhou dois prêmios no Sunny Side of the Doc, um dos principais espaços do mercado audiovisual para o desenvolvimentos de co-produções.

No evento, que acontece anualmente em La Rochelle, na França, é feito o chamado "pitching", apresentação de um projeto para uma plateia com representantes de canais de TV, distribuidores e produtores. Neste ano, reuniu 2 mil profissionais de 50 países entre 25 e 28 de junho.

Entrevista: Miguel Nicolelis quer espalhar ciência pelo Brasil

Divulgação
Miguel Nicolelis, tema da série "Beyond Boundaries: the story of the Walk Again Project"


A equipe da produtora brasileira bigBonsai apresentou o projeto de "Beyond Boundaries", que prevê a realização de uma série de dois episódios para a televisão e um documentário de longa-metragem para o cinema.

A ideia é acompanhar o trabalho do projeto Walk Again, um consórcio internacional de cientistas coordenado por Nicolelis que tem um objetivo ousado: fazer uma pessoa paraplégica andar de novo e dar o chute inicial na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014.

Siga o iG Cultura no Twitter

Na plateia, havia representantes de canais de televisão de países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Canadá, China e Japão, entre eles a BBC e o Discovery Channel. "Beyond Boundaries" levou os prêmios de melhor "pitch" como projeto internacional de ciência e como melhor projeto internacional geral (Coup de Coeur).

"A repercussão que o projeto gerou ao ser apresentado foi enorme. Basicamente todos os canais de TV, de todos os lugares do mundo, demonstraram interesse real no nosso projeto", afirmou Gilberto Topczewski, produtor-executivo e dono da bigBonsai, em entrevista ao iG.

Leia também:
Miguel Nicolelis é criticado por cientistas brasileiros
Nicolelis diz que acusação é 'leviana e irresponsável'

De acordo com Mauricio Monteiro Filho, responsável pelo desenvolvimento de projetos da produtora, as filmagens já começaram com investimento próprio. Mas "Beyond Boundaries" de fato ganhará corpo depois que as parcerias forem estabelecidas, algo que não ocorre no Sunny Side of the Doc. "A gente volta para casa e fecha o negócio mais para frente", disse.

O lançamento de "Beyond Boundaries", também uma produção da Lente Viva Filmes, deve acontecer logo após a Copa do Mundo. A direção será de Felipe Briso e Tiago TambellI.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas