Veja um trecho do premiado filme "Tabu"

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Destaque em festivais, longa em preto e branco do diretor português Miguel Gomes estreia em 14 de junho no Brasil

Premiado no exterior e destaque no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo do ano passado, "Tabu", do diretor português Miguel Gomes, estreia no Brasil no dia 14 de junho.

Veja um trecho de "Tabu", em vídeo exclusivo do iG:

O longa é focado em três mulheres que vivem no mesmo andar de um prédio em Lisboa: uma idosa temperamental, sua empregada de Cabo Verde e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando a primeira morre, as demais conhecem uma história de amor e crime que marcou seu passado.

Siga o iG Cultura no Twitter

Para contar esta história, Gomes optou por não usar cores. "Fizemos um trabalho prévio para tentar perceber as tonalidades de cinza que cada cor e gradações de cor davam. Nada de muito cientifico, mas fotografávamos em preto e branco, testes de figurino, provas de maquiagem e adereços", conta.

"Utilizei uma máquina fotográfica 7D em modo preto e branco para decidir onde colocar a câmera. Quando não há cor, ganha mais relevância a composição e a maneira como a luz entra e se difunde no enquadramento. Mas muitas vezes usamos os olhos para ver e deixamos a ciência de lado."

"Tabu" ganhou o prêmio de filme estrangeiro do Sindicato Francês da Crítica e foi escolhido o segundo melhor longa de 2012 pela revista inglesa "Sight & Sound".

Leia tudo sobre: tabumiguel gomescinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas