Conhecido como vocalista da banda Oingo Boingo, compositor trabalhou em filmes como "O Estranho Mundo de Jack" e "Os Fantasmas se Divertem"

O cantor e compositor Danny Elfman comemora 60 anos nesta quarta (29)
Getty Images
O cantor e compositor Danny Elfman comemora 60 anos nesta quarta (29)

Nesta quarta-feira (29), Danny Elfman, um dos maiores compositores de trilhas sonoras do cinema, completa 60 anos. Conhecido principalmente por faixas para filmes de fantasia, como "O Estranho Mundo de Jack" e "Os Fantasmas se Divertem", ambos de Tim Burton, o norte-americano ficou conhecido nos anos 1980 ao fazer parte da banda Oingo Boingo.

Danny Elfman nasceu em Los Angeles, na Califórnia, em 1953. O primeiro passo de sua carreira aconteceu em 1976, quando assumiu os vocais banda The Mystic Knights of the Oingo Boingo, criada por seu irmão, Richard. Mudando para apenas Oingo Boingo em 1979, o grupo se separou em 1995. 

Siga o iG Cultura no Twitter

Já o trabalho como compositor demorou um pouco mais para acontecer. Em 1982, Elfman realizou a trilha sonora para o filme "Forbidden Zone", dirigido por seu irmão. Desde então, o compositor continuou a criar músicas - tanto para filmes como para TV. 

Nos cinemas, a parceria com o diretor Tim Burton é um dos pontos mais marcantes da carreira de Elfman. Ao todo, foram 15 filmes em que trabalharam juntos - em "O Estranho Mundo de Jack", Burton foi apenas o roteirista. Já na TV, as músicas de abertura para as séries "Os Simpsons" e "Desperate Housewives" - pela qual ganhou um Emmy - são os trabalhos mais conhecidos.

Ouça a seguir trechos de cinco dos principais trabalhos de Elfman selecionados pelo iG .

"This is Halloween", em "O Estranho Mundo de Jack"

"The Batman Theme", em "Batman"

"The Grand Finale", em "Edward, Mãos de Tesoura"

Abertura de "Os Simpsons"

Abertura de "Desperate Housewives"


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.