"Blue Is The Warmest Colour" ganha a Palma de Ouro no Festival de Cannes

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Drama do franco-tunisiano Abdellatif Kechiche sobre romance entre duas mulheres provocou polêmica pelas fortes cenas de sexo, mas levou principal prêmio

O drama "Blue Is the Warmest Colour", do diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, ganhou neste domingo (26) a Palma de Ouro do Festival de Cannes 2013. O filme conta a história de uma adolescente de 15 anos que vive um intenso caso de amor com outra mulher e provocou polêmica pelas fortes cenas de sexo.

Em uma decisão sem precedentes, o júri presidido pelo cineasta Steven Spielberg reconheceu o trabalho das atrizes Adele Exarchopoulos e Léa Seydoux junto com filme ao anunciar a Palma de Ouro.

Saiba tudo sobre o Festival de Cannes 2013

Léa Seydoux e Adele Exarchopoulos beijam o diretor Abdellatif Kechiche, de 'Blue Is The Warmest Colour'. Foto: Getty ImagesDiretor e atrizes de 'Blue Is The Warmest Colour' comemoram prêmio em Cannes. Foto: APForest Whitaker entrega o prêmio de direção para Amat Escalante, de 'Heli'. Foto: APHirokazu Kore-eda Hirokazu recebe o prêmio do júri por 'Like Father, Like Son'. Foto: APJia Zhang-Ke agradece o prêmio de roteiro por 'A Touch of Sin'. Foto: Getty ImagesA atriz Bérénice Bejo, escolhida melhor atriz, com o diretor de 'Le Passé, Asghar Farhadi. Foto: APO ator Mads Mikkelsen entrega o prêmio Câmera de Ouro a Antony Chen, de "Ilo Ilo". Foto: APO presidente do júri, Steven Spielberg, recebe no palco a homenageada de Cannes em 2013, a atriz Kim Novak. Foto: Getty ImagesA atriz francesa Audrey Tatou, mestre de cerimônias da premiação. Foto: Getty ImagesOs membros do júri Ang Lee, Christoph Waltz e Nicole Kidman. Foto: Getty Images

Outros dois longas considerados favoritos não foram esquecidos: "Inside Llewyn Davis", de Joel e Ethan Coen, levou o Grand Prix, enquanto "Like Father, Like Son", de Hirokazu Kore-eda, ficou com o prêmio do júri.

iGual: Filme gay leva prêmio principal em Cannes, outro estreia na HBO americana

O corpo de jurados, que inclui a atriz Nicole Kidman, se dividiu entre vários filmes, num sinal da qualidade da competição deste ano, que contou com 20 títulos. Amat Escalante levou melhor direção com "Heji" e Jia Zhang-Ke ficou com o prêmio de roteiro por "A Touch of Sin".

Bruce Dern foi escolhido melhor ator por seu trabalho em "Nebraska", de Alexander Payne. A melhor atriz foi Bérénice Bejo, conhecida pelo vencedor do Oscar "O Artista", que estrela "Le Passé", novo filme do iraniano  Asghar Farhadi, diretor de "A Separação".

No sábado (25), o prêmio da segunda mostra mais importante, Um Certo Olhar, foi anunciado para "L'Imagem Manquante", documentário do cambojano Rithy Panh. O filme usa pequenas figuras de barro para contar como a família do cineasta sucumbiu sob o regime do Khmer Vermelho.

Divulgação
Imagem do filme 'Blue Is The Warmest Color'

"Blue Is The Warmest Colour", cujo título original em francês é "La Vie d'Adele - Chapitre 1 & 2", tem cerca de três horas de duração e é o primeiro filme de Kechiche a ser exibido em Cannes.

Baseado em romance lançado em 2010, o longa usa com frequência imagens em close-up dos lábios da atriz principal (Adele Exarchopoulos), seja dormindo, comendo ou beijando sua parceira. Críticos avaliaram que as longas e fortes cenas de sexo devem diminuir o alcance do filme, devido à censura e temores das distribuidoras.

Kaya Burguess, do "London Times", chamou o longa de "uma das histórias de amor mais bonitas e discretamente contadas que já vi num filme." Jordan Mintzer, do "Hollywood Reporter", descreveu "Blue Is The Warmest Color" como "uma apaixonante história de amor contada de forma comovente".

Veja a lista completa de vencedores:

Palma de Ouro: "Blue Is The Warmest Colour"
Grand Prix: "Inside Llewyn Davis"
Prêmio do júri: "Like Father, Like Son"
Diretor: Amat Escalante, "Heji"
Roteiro: Jia Zhang-Ke, "A Touch of Sin"
Ator: Bruce Dern, "Nebraska"
Atriz: Bérénice Bejo, "Le Passé"
Câmera de Ouro: “Ilo ilo"
Curta-metragem: "Safe"


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas