Nelson Rodrigues no cinema: relembre as adaptações de obras do autor

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

"Bonitinha, Mas Ordinária", que estreia nesta sexta-feira (24), é terceira versão do texto; veja outros filmes

A obra de Nelson Rodrigues volta aos cinemas nesta sexta-feira (24) com a terceira adaptação de "Bonitinha, Mas Ordinária" para as telonas. Após Billy Davis em 1963 e Braz Chediak em 1981, desta vez é Moacyr Góes quem conta a história de Edgar, homem ambicioso que recebe a proposta de se casar com uma jovem rica em troca de R$ 5 milhões.

Leia também: "Fazer sucesso no Brasil é quase um crime", diz Moacyr Góes

Entre as diversas adaptações, "Toda Nudez Será Gastigada", de Arnaldo Jabor, era a preferida de Rodrigues, segundo contou em entrevista à revista Filme Cultura em 1973. Na mesma conversa ele chamou "Meu Destino é Pecar", de Manuel Peluffo, de "ruim demais" e disse ter gostado de "Boca de Ouro", de Nelson Pereira dos Santos.

Veja as principais adptações da obra de Nelson Rodrigues para o cinema:

'Bonitinha, Mas Ordinária' (2013): terceira adaptação do texto para o cinema, com direção de Moacyr Góes. Foto: Divulgação'Vestido de Noiva' (2006): Dirigido por Jofre Rodrigues, com Marília Pêra e Simone Spoladore. Foto: Divulgação'Gêmeas' (1999): Dirigido por Andrucha Waddington e estrelado por Fernanda Torres. Foto: Divulgação'Traição' (1998): Dividido em três episódios, dirigidos por Arthur Fontes, Claudio Torres e José Henrique Fonseca . Foto: Divulgação'Boca de Ouro'(1990): segunda adaptação do texto, com direção de Walter Avancini; no elenco, Tarcísio Meira, Cláudia Raia e Luma de Oliveira. Foto: Divulgação'Perdoa-me Por Me Traíres' (1981): Com direção de Braz Chediak e Vera Fischer e Nuno Leal Maia no elenco. Foto: Divulgação'Engraçadinha'(1981): terceiro filme baseado na obra, agora com Lucélia Santos. Foto: Divulgação'Bonitinha, Mas Ordinária' (1981): segunda versão, com a atriz Lucélia Santos. Foto: Divulgação'O Beijo no Asfalto'(1980): Dirigido por Bruno Barreto e com Tarcísio Meira; já levada ao cinema em 1965 por Flávio Tambellini. Foto: Divulgação'Os Sete Gatinhos' (1980: Dirigido por Neville D'Almeida, teve consultoria de Nelson Rodrigues. Foto: Divulgação'A Dama do Lotação' (1978): Com Sônia Braga, foi baseado em crônica da série A Vida Como Ela É. Foto: Divulgação'O Casamento' (1975): Dirigido por Arnaldo Jabor, é o último filme de Adriana Prieto. Foto: Divulgação'Toda Nudez Será Castigada' (1973): Dirigido por Arnaldo Jabor, ganhou Urso de Prata no Festival de Berlim. Foto: Divulgação'Engraçadinha Depois dos Trinta' (196): Sequência de 'Asfalto Selvagem', ambos de J.B. Tanko e inspirados em 'Engraçadinha, Seus amores e Seus Pecados Depois de 30'. Foto: Divulgação'A Falecida' (1965): dirigido por Leon Hirszman e estrelado por Fernanda Montenegro. Foto: Divulgação'Bonitinha, mas Ordinária' (1963): primeira versão, de Billy Davis, tem Jece Valadão e Odete Lara no elenco. Foto: Divulgação'Boca de Ouro' (1962): Nelson Pereira dos Santos dirige Jece Valadão e Odete Lara. Foto: Divulgação'Meu Destino é Pecar' (1952): Manuel Peluffo adapta obra de 1944. Foto: Divulgação'Somos Dois' (1950), dirigido por Milton Rodrigues, irmão de Nelson. Foto: Divulgação

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas