Mais famoso ator de musicais do Brasil é responsável por uma das vozes na animação “Reino Encantado”

"Reconheci você pela voz". É o que Daniel Boaventura, principal nome dos musicais no Brasil, costuma ouvir do público na rua. Para o ator, que se divide entre cinema, teatro e televisão e se lançou como cantor em 2007, o fato de ser mais conhecido pela fala do que pelo rosto ainda causa surpresa. "Não acho minha voz nada de mais", afirma, em entrevista ao iG . "Estou acostumado a ouvi-la de manhã, quando está cansada, rouca."

A voz "nada de mais" rendeu um convite para fazer sua estreia na dublagem como o general Ronin de "Reino Escondido" , nova animação do estúdio Blue Sky, chefiado pelo brasileiro Carlos Saldanha e responsável por "A Era do Gelo" e "Rio"

Leia também: Animação "Reino Escondido" apresenta seres da floresta

Daniel Boaventura dubla Ronin na animação 'Reino Escondido'
Divulgação
Daniel Boaventura dubla Ronin na animação 'Reino Escondido'

No longa, que também voz de Murilo Benício, uma menina é transportada para um universo secreto e se une a um grupo de guerreiros, liderado pelo general, para lutar contra forças do mal. "É um personagem apaixonante, um herói que luta em defesa do seu povo e do seu lugar", diz Boaventura sobre Ronin, dublado pelo irlandês Colin Farrell na versão original.

Mas do que não copiar o ator, Boaventura se esforçou para não se deixar influenciar pelo ritmo da língua inglesa, na qual foi alfabetizado. "O desafio foi não falar português com a melodia do inglês", afirma.

Siga o iG Cultura no Twitter

Mesmo acostumado a gravar em estúdio e com experiência como locutor, Boaventura teve dificuldade para encontrar seu estilo de dublagem. "Muita gente consegue fazer a sincronia apenas olhando a boca (do personagem na animação). Eu memorizo o texto, o tamanho da frase, e repito com a minha inflexão", conta. "Fui descobrindo o ritmo, a nuance, e a experiência fluiu. Quarenta minutos depois, Ronin estava lapidado."

"Reino Escondido" é um dos trabalhos que movimentam o ano de Boaventura. Após concluir sua participação na novela "Guerra dos Sexos", em junho ele estará nos cinemas com a comédia "Odeio o Dia dos Namorados" e no Credicard Hall, em São Paulo, com o show do DVD "Ao Vivo".

Seguindo o estilo crooner, ele fará releituras de Frank Sinatra, Elvis Presley e Abba, além de apresentar canções novas que ainda não escolheu. "Quero fazer um show animado, com improvisação, estar à vontade para comemorar."

Veja o trailer dublado de "Reino Escondido":

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.