"Rouge Parole" abre segunda edição do evento, que acontece entre 21 de maio e 2 de junho na Caixa Cultural São Paulo

Imagem do filme 'Rouge Parole'
Divulgação
Imagem do filme 'Rouge Parole'

Dezoito documentários serão exibidos na segunda edição da mostra "África Hoje", que acontece entre 21 de maio e 2 de junho na Caixa Cultural de São Paulo.

Siga o iG Cultura no Twitter

O principal destaque é o filme de abertura, "Rouge Parole", de Elyes Baccar, sobre a revolta popular da Tunísia , que deu início à onda de levantes conhecida como Primavera Árabe .

Eleito um dos 12 melhores documentários de 2012 pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, o longa mostra a descoberta da liberdade de expressão pela sociedade tunisiana após a derrubada do presidente Zine El Abidine Ben Ali, que ficou 23 anos no poder .

Também será exibido o documentário britânico "Onde a Água Encontra o Céu", de Jordan Roberts, diretor de "Marcha dos Pinguins". Morgan Freeman atua novamente como narrador, desta vez contando de história de mulheres do norte da Zâmbia que aprendem a fazer um filme para discutir a situação dos órfãos deixados pela aids.

O legado da Copa do Mundo da África do Sul é o tema de "Fahrenheit 2010", uma investigação sobre quem se beneficiou dos jogos mundiais no país. Na programação, também há filmes de Senegal, Moçambique, Portugal, Egito e Estados Unidos, entre outros.

Mostra África Hoje
Data: 21 de maio a 2 de junho
Local: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, 6° andar
Sessões: de terça a domingo, horários variados
Entrada: gratuita
Programação completa: www.mostraafricahoje.blogspot.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.