Diretor de sucesso, responsável por filmes como "O Vento Também Tem Segredos" e "Duplo Triunfo", britânico foi ator de cinema e teatro no começo da carreira

Reuters

Detalhe da capa do filme 'As Esposas de Stepford', um dos maiores sucessos de Bryan Forbes
Divulgação
Detalhe da capa do filme 'As Esposas de Stepford', um dos maiores sucessos de Bryan Forbes

O cineasta britânico Bryan Forbes, de "As Esposas de Stepford" e "Duplo Triunfo", morreu aos 86 anos, segundo amigos.

O jornalista Matthw d'Ancona, amigo da família, deu a notícia no Twitter e descreveu Forbes como "um titã do cinema e uma impressionante força da tela, do teatro e do entretenimento".

Forbes era casado com atriz britânica Nanette Newman e teve duas filhas, a apresentadora de TV Emma Forbes e a jornalista Sarah Standing.

Siga o iG Cultura no Twitter

Nascido em 1926 no leste de Londres, com o nome de John Theobald Clarke, Forbes estreou no teatro em 1926 e como ator de cinema em 1948. Em 1959, montou uma produtora com o cineasta Richard Attenborough, e escreveu seu primeiro roteiro, "Momentos de Angústia", que teve Attenborough como protagonista, foi indicado ao Oscar e ganhou o Bafta.

Em 1961, estreou na direção com "O Vento Também Tem Segredos", com a atriz mirim Hayley Mills. Seu maior sucesso viria em 1975, adaptando "As Esposas de Stepford", um romance de Ira Levin. Em 1978, viria a sequência "Duplo Triunfo", ambientado no mundo do turfe, com Tatum O'Neal no elenco.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.