Projeto Cine Bijou exibe clássico do cinema político argentino

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

"Verdades Verdadeiras - A Vida de Estela" conta história da líder da organização Avós da Praça de Maio; filme será seguido de debate

Em sua terceira edição, o Projeto Cine Bijou exibe neste sábado (20), às 15h, o filme biográfico "Verdades Verdadeiras - A Vida de Estela", que conta a história de Estela de Carlotto, líder da organização Avós da Praça de Maio, que lutou contra a ditadura militar na Argentina. A entrada é gratuida, com incrições pelo email: contato@nucleomemoria.org.br.

Divulgação
Cena do filme ´Verdades Verdadeiras - A História de Estela"


Organizado pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, o 3º Projeto Cine Bijou, com programação confirmada até novembro deste ano, vai exibir clássicos dos cinemas políticos latino-americanos e europeus. O objetivo é estimular a discussão sobre os impactos de regimes ditatoriais na sociedade, dentro e fora do Brasil.

O filme é focado na vida de Estela de Carlotto (interpretada por Susu Pecoraro) que, ao descobrir que a filha, militante política, é morta pela ditadura, dedica sua vida à defesa dos direitos humanos. Ela fundou a organização Avós da Praça de Maio, que busca a identidade de crianças que tiveram os pais assassinados durante a ditadura militar e foram entregues a outras famílias. 

Siga o Ig Cultura no Twitter

Alipio Freire, presidente do Núcleo de Preservação da Memória Política, aponta para o caráter de formação e informação de cidadãos do projeto. "Em um ano em que a discussão sobre política está presente em várias produções, mostraremos filmes que contribuem para debater os ‘anos de chumbo’ no Brasil e em outros países, com o objetivo de estimular um olhar crítico sobre a nossa história recente”, afirma.

Depois do filme, acontece um debate, aberto ao público, com a psicóloga e psicanalista argentina Cristina Ocariz, da Clínica do Testemunho do Instituto Sedes Sapientiae.

Projeto Cine Bijou – Cinema e Memória - 3ª edição
Local: Teatro Studio Heleny Guariba (pça Roosevelt, 184, SP)
Data: sábado (20/4), às 15h
Entrada: gratuita.
Inscrições: contato@nucleomemoria.org.br

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas