Os 5 filmes de ficção científica mais aguardados de 2013

Por iG São Paulo |

Texto

Novo Star Trek e estreia de Wagner Moura em Hollywood estão entre os destaques

Novo filme de Tom Cruise, "Oblivion" chegou aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (12) dando início a uma temporada de grandes estreias de ficção científica.

Leia também: Em "Oblivion", Tom Cruise é sobrevivente em mundo destruído

Na longa lista de produções do gênero com lançamento marcado para 2013 estão algumas protagonizados por estrelas como Will Smith, George Clooney, Sandra Bullock, Matt Damon e o brasileiro Wagner Moura.

Veja os 5 longas de ficção científica mais aguardados do ano:

Imagem do filme 'Depois da Terra'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Star Trek - Além da Escuridão'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Círculo de Fogo'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Elysium'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Gravidade'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Ender's Game'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Riddick'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'The Prototype'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Snowpiercer'. Foto: Divulgação

"Depois da Terra": Nova tentativa do diretor M. Night Shayamalan de reconquistar público e crítica, tem no elenco Will e Jaden Smith, pai e filho no filme e na vida real, que já dividiram a tela no drama "Em Busca da Felicidade" (2006). Em um futuro distante, a dupla chega por acidente à Terra, um lugar perigoso e do qual os seres humanos foram obrigados a fugir após cataclismas. Como o pai está ferido, cabe ao jovem Kitai, 13 anos, buscar uma saída. Previsão de estreia no Brasil: 7 de junho.

Leia também: Novo "Jornada nas Estrelas" pretende conquistar até "leigos"

"Star Trek - Além da Escuridão": Segunda parte da trilogia dirigida por J.J. Abrams, que em 2009 ficou responsável pelo renascimento da franquia. Os três longas funcionam como “prequel” dos antigos filmes da série – são os mesmos personagens, mas anos e anos antes e numa linha do tempo alternativa. Dessa vez, Kirk (Chris Pine) e Spock (Zachary Quinto) têm de lutar contra John Harrison, ex-integrante da Frota Estelar, que declara guerra contra a organização e passa a ser alvo de uma verdadeira caçada. Para conquistar fãs e leigos, Abrams investiu em muitas cenas de ação. Previsão de estreia no Brasil: 14 de junho.

"Círculo de Fogo": O mexicano Guillermo del Toro, do ótimo "O Labirinto do Fauno", dirige este longa inspirado nos filmes de monstros produzidos no Japão, na linha de "Godzilla". Quando criaturas gigantes surgem dos oceanos, guerreiros têm de operar robôs para combatê-los. No elenco, Charlie Hunnam, Rinko Kikuchi, Idris Elba e Ron Perlman. Previsão de estreia no Brasil: 9 de agosto.

Divulgação
Matt Damon em "Elysium"

"Elysium": Aguardada estreia de Wagner Moura em Hollywood, é o novo trabalho do diretor sul-africano Neil Blomkamp, de "Distrito 9". A trama se passa em 2154, quando a humanidade está dividida em duas classes: os ricos vivem em uma estação espacial chamada Elysium, enquanto os demais tentam sobreviver em uma Terra abandonada e superpovoada. Doente, Max da Costa (Matt Damon) precisa se infiltrar no mundo dos ricos para salvar sua vida, numa missão que, se bem-sucedida, pode trazer igualdade a todos. Previsão de estreia: 20 de setembro.

Leia também: 'Na minha cabeça, personagem é brasileiro', diz Moura sobre 'Elysium'

"Gravidade": Depois do elogiado "Filhos da Esperança", o diretor mexicano Alfonso Cuarón faz nova ficção científica, agora acompanhado dos astros George Clooney e Sandra Bullock. A dupla interpreta astronautas que sobrevivem à destruição de uma estação espacial e precisam encontrar uma forma de voltar à Terra. Quem já viu, elogiou as atuações e, principalmente, os efeitos visuais. Previsão de estreia: 11 de outubro

Outros destaques deste ano: "Ender's Game", sobre crianças que treinam para enfrentar aliens; "Riddick", sequência de  "A Batalha de Riddick", com Vin Diesel; "The Prototype", no qual soldados caçam um androide que escapa de instalação militar; e "Snowpiercer", que acompanha a luta de sobreviventes de um experimento fracassado que conduz a Terra a uma nova era do gelo.

Leia tudo sobre: oblivionficção científicacinema
Texto

notícias relacionadas