Scorsese, Clooney e irmãos Coen devem estar na corrida pelo Oscar 2014

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Com o fim da temporada de prêmios deste ano, iG selecionou 15 filmes que têm tudo para estar na próxima briga pela estatueta

A temporada de prêmios de 2013 do cinema norte-americano foi encerrada neste domingo (24), com a entrega do Oscar de melhor filme para "Argo", de Ben Affleck. Com isso, um novo ciclo se inicia: mais um ano de festivais, estreias e campanhas milionárias em busca da estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Leia também: Oscar consagra 'Argo' em noite marcada por excesso de números musicais

O iG selecionou 15 filmes que poderão estar entre os indicados ao Oscar 2014.

Divulgação
Leonardo DiCaprio em "Wolf of Wall Street"

"Wolf of Wall Street": Nova parceria entre o diretor Martin Scorsese (seis vezes indicado ao Oscar de direção e vencedor em 2007 por "Os Inflitrados") e o ator Leonardo DiCaprio. O filme é baseado no livro de memórias do ex-corretor Jordan Belfort, envolvido com drogas e crimes financeiros. Deve chegar aos cinemas brasileiros em dezembro.

"August: Osage County": Reúne um time de fichas carimbadas do Oscar: a atriz Meryl Streep, os produtores George Clooney e Grant Heslov (os mesmos de "Argo") e Harvey Weinstein, que vai distribuir o longa por meio de sua The Weinstein Company. Dirigido por John Wells ("A Grande Virada"), é baseado em uma peça premiada sobre uma família disfuncional. No elenco também estão Julia Roberts, Ewan McGregor e Sam Shepard. Nos EUA, será lançado entre setembro e novembro. No Brasil, ainda não há previsão.

"Monuments Men": Mais um de George Clooney, desta vez escrito, dirigido, estrelado e produzido por ele. Baseado em fatos reais, acompanha um grupo de homens e mulheres responsáveis por rastrear material de valor artístico roubado por Hitler durante a Segunda Guerra (1939-1945). O elenco é repleto de estrelas: Daniel Craig, Matt Damon, John Goodman, Bill Murray, Cate Blanchett e Jean Dujardin. Nos EUA, estreia em 20 de dezembro. Não há previsão para a estreia brasileira.

Divulgação
Cena de "Inside Llewyn Davis", dos irmãos Joel e Ethan Coen

"Inside Llewyn Davis": Escrito e dirigido pelos premiados irmãos Joel e Ethan Coen, mostra Oscar Isaac no papel de um cantor e compositor que integra a cena folk de Nova York nos anos 1960. Baseado no livro de memórias do cantor Dave Van Ronk, publicado em 2005, tem Carey Mulligan e Justin Timberlake no elenco. Sem previsão de lançamento, pode ser exibido no Festival de Cannes, em maio.

"Captain Phillips": Paul Greengrass (de "Voo United 93" e "A Supremacia Bourne") leva ao cinema a história real do capitão Richard Phillips (Tom Hanks), sequestrado por piratas da Somália em 2009. Entre os produtores estão Scott Rudin e Michael De Luca, de "A Rede Social". Deve chegar aos cinemas brasileiros em 18 de outubro.

Divulgação
Cena de "Saving Mr. Banks", com Tom Hanks

"Saving Mr. Banks": Tom Hanks também pode conseguir uma vaga entre os indicados no papel de Walt Disney. Novo trabalho de John Lee Hancock ("Um Sonho Possível", que deu o Oscar a Sandra Bullock), o longa recria as filmagens de "Mary Poppins". Nos EUA, estreia em 20 de dezembro. No Brasil, não há previsão.

"Knight of Cups": O culturado diretor Terrence Malick ("A Árvore da Vida") lança seu olhar sobre a indústria cinematográfica norte-americana. Seguindo a linha do cineasta, poucos detalhes foram divulgados. Mas o elenco é de peso: Christian Bale, Cate Blanchett e Natalie Portman. Sem previsão de lançamento.

"The Counselor": Ridley Scott ("Gladiador") leva às telas o primeiro roteiro original de Cormac McCarthy, autor dos romances "A Estrada" e "Onde os Fracos não têm Vez", depois adaptados para o cinema. Michael Fassbender é um advogado que se envolve com tráfico de drogas. Brad Pitt, Cameron Diaz, Penélope Cruz e Javier Bardem completam o time. Deve chegar aos cinemas norte-americanos em 15 de novembro. Não há previsão para o Brasil.

Divulgação
Michael B. Jordan em cena de 'Fruitvale'

"Fruitvale": Vencedor dos prêmios de júri e crítica de Sundance, conta a história real de Oscar Grant, jovem negro de 22 anos morto pela polícia da região de San Francisco no Réveillon de 2009. A imprensa norte-americana vem rasgando elogios ao diretor estreante, Ryan Coogler, e ao ator Michael B. Jordan, que até agora teve participações pequenas no cinema e na TV. Sem previsão de lançamento.

Divulgação
Naomi Watts como Lady Di em "Diana"

"Malavita": Comédia dirigida por Luc Besson e produzida por Martin Scorsese, marca o retorno de Robert De Niro aos filmes de máfia, ao lado de Tommy Lee Jones e Michelle Pfeiffer. O longa acompanha a adaptação de uma família de mafiosos norte-americanos à vida na França, para onde são realocados como parte de um programa de proteção de testemunhas. Estreia em 18 de outubro nos EUA. No Brasil, não há data prevista.

"Diana": Naomi Watts pode conseguir sua terceira indicação ao Oscar pelo que disse ter sido seu papel mais difícil: Lady Di. A cinebiografia dirigida por Oliver Hirschbiegel ("A Queda!") foca nos últimos dois anos de vida da princesa, incluindo o relacionamento com o médico Hasnat Khan. Estreia no Brasil em 29 de novembro.

"Long Walk to Freedom": Versão cinematográfica da autobiografia do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. É produzido por Anant Singh, que começou a conversar com o líder da luta contra ao apartheid sobre a possibilidade de contar sua história nas telonas quando ele ainda estava na prisão (Mandela foi libertado em 1990). O papel principal ficou com Idris Elba. Sem previsão de estreia.

Divulgação
"Nebraska", de Alexander Payne

"Nebraska": Novo filme do diretor Alexander Payne, premiado pela Academia pelos roteiros de "Sideways - Entre Umas e Outras" e "Os Descendentes". Bruce Durne e Will Forte intepretam pai e filho com problemas de relacionamento que fazem uma viagem de carro de Montana a Nebraska para receber um prêmio. Sem previsão de lançamento.

"Rush": O diretor Ron Howard e o roteirista Peter Morgan retomam a parceria de "Frost/Nixon" para retratar no cinema a rivalidade entre os pilotos James Hunt e Niki Lauda na Fórmula 1 de 1976. No elenco, Daniel Brühl, Chris Hemsworth e Olivia Wilde. Estreia em setembro nos EUA, sem previsão no Brasil.

"Foxcatcher": Steve Carell intepreta John du Pont, herdeiro da fortuna da família du Pont e portador de esquizofrenia. A direção é de Bennett Miller, de "Capote" e "O Homem que Mudou o Jogo". No elenco, Mark Ruffalo e Channing Tatum. Sem previsão de estreia.

Leia tudo sobre: oscarcinemaoscar 2014

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas