Cerimônia deste ano foi assistia por 40,3 milhões de espectadores, um milhão a mais do que em 2012

A cerimônia do Oscar 2013 foi vista por 40,3 milhões de espectadores, um milhão a mais do que no ano passado, de acordo com dados da emissora ABC, que transmite a festa nos Estados Unidos. Com Seth MacFarlane como apresentador, o prêmio teve seu maior ibope em três anos.

Leia também: Oscar consagra 'Argo' em noite marcada por excesso de números musicais

De acordo com o instituto Nielsen, MacFarlane ajudou a aumentar a audiência entre homes jovens e no grupo de espectadores entre 18 e 49 anos - exatamente aquele que a cerimônia queria alcançar. A audiência nessa faixa etária subiu 11% em relação ao ano passado. Se só forem contados os homens, o aumento foi de 34%.

Siga o iG Cultura no Twitter

Seth MacFarlane, apresentador do Oscar 2013
AP
Seth MacFarlane, apresentador do Oscar 2013

Além de MacFarlane, pode ter colaborado o fato de os filmes indicados este ano serem mais populares. Seis dos nove concorrentes arrecadaram mais de US$ 100 milhões (R$ 197 milhões) nas bilheterias dos Estados Unidos e do Canadá. No ano passado, apenas um tinha batido essa marca: "Histórias Cruzadas" .

A reação ao desempenho de MacFarlane foi mista. A revista Rolling Stone disse que ele parecia um "novato trapalhão", enquanto a New Yorker criticou as piadas sexistas. Grupos de judeus também se incomodaram com alguns comentários.

Os artistas, porém, o elogiaram. Russell Crowe disse que ele "foi muito bem" e "levou tudo com graça", Steve Martin disse que ele foi "maravilhoso" e Jennifer Lawrence o chamou de "hilário".

No Twitter, MacFarlane disse que seu gato disse "que o show foi bom", mas garantiu que não apresentará a cerimônia outra vez se for convidado.

Com BBC

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.