Atriz chilena Paloma García, de "Glória", ficou com o Urso de Prata de melhor atriz

A atriz Luminita Gheorghiu em
Divulgação
A atriz Luminita Gheorghiu em "Child's Pose"

O filme romeno "Child's Pose" ganhou neste sábado (dia 16) o Urso de Ouro do Festival de Berlim.

A chilena Paloma García, por sua atuação em "Glória" , ficou com o Urso de Prata de melhor atriz. O prêmio de melhor ator foi para o bósnio Nazif Mujic, de "An Episode in the Life of an Iron Picker", longa dirigido por Danis Tanovic (de "Terra de Ninguém").

Siga o iG Cultura no Twitter

Dirigido por Peter Netzer, "Child's Pose" narra a história de uma mãe rica romena de 60 anos cujo amor obsessivo por seu filho a faz tentar comprar sua liberdade quando ele acidentalmente derruba e mata um menino.

Já "Glória" traz Paulina García no papel de Glória, uma divorciada de 58 anos que mora sozinha em Santiago, onde está determinada a aproveitar a vida ao máximo. Ela sai para dançar em noites de solteiros, bebe, fuma, tem casos, mantém contato com seus filhos e trabalha em tempo integral.

A atriz Paulina Garcia em
Divulgação
A atriz Paulina Garcia em "Glória".

O diretor Sebastian Lelio disse que sua inspiração para a personagem era sua mãe e sua geração, raramente abordadas no cinema, que tendem a ser obcecadas com a juventude. "Nós todos enfrentamos reviravoltas em nossas vidas onde podemos nos fechar em nós mesmos ou ir para a pista de dança", afirmou.

Na tarde de sábado, "Glória" abocanhou ainda dois prêmios de júris independentes: um do júri ecumênico e um da Associação de Cinemas de Arte e Cinema Experimental da Alemanha.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.