Van Sant, Soderbergh e Wong Kar-wai são destaques do Festival de Berlim 2013

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Dezenove longas competem pelo Urso de Ouro em um dos eventos mais importantes do cinema mundial, que começa nesta quinta-feira

Mais de 400 filmes estão na programação oficial da 63ª edição do Festival de Cinema de Berlim, conhecido como Berlinale, que começa nesta quinta-feira (7) e vai até 17 de janeiro. Destes, 19 concorrem ao Urso de Ouro, um dos prêmios mais importantes do cinema europeu e mundial.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Jovens talentos e artistas consagrados vão apresentar filmes nos quais a realidade e a ficção são surpreendentemente parecidas", afirma o diretor do festival, Dieter Kosslick. "O cinema independente mundial está passando por um ressurgimento. A vida rápida e turbulenta é difícil e injusta, mas também muito divertida."

AP
Homem passa por pôsteres do festival na Potsdamer Platz, em Berlim (06/02)

Na competição estão longas de países tão diferentes quanto Coreia do Sul, Romênia, Áustria, Cazaquistão e Estados Unidos. O Brasil marca presença em mostras paralelas com a ficção "Flores Raras", de Bruno Barreto, o documentário "Hélio Oiticica", de César Oiticica Filho, e três curtas-metragens.

Alguns dos filmes na programação da Berlinale já foram vistos no Festival de Sundance, como "The Necessary Death of Charlie Countryman", com Shia LaBeouf e Evan Rachel Wood no elenco, "Prince Avalanche", estrelado por Paul Rudd, e "Antes da Meia-Noite", o aguardado novo episódio da história de Jesse e Celine, os personagens de Ethan Hawke e Julie Delpy na trilogia do diretor Richard Linklater.

Os dois atores devem passar pelo tapete vermelho, assim como Matt Damon, Jude Law, Juliette Binoche, Nicolas Cage, Emma Stone, Geoffrey Rush, Catherine Deneuve, Isabelle Huppert e Jeremy Irons.

Veja alguns destaques da Berlinale 2013.

Divulgação
Imagem do filme "Promised Land"

"Promised Land", de Gus Van Sant: Matt Damon volta a trabalhar com o diretor de "Gênio Indomável" nesta história sobre um funcionário de uma corporação que visita uma comunidade rural na tentativa de adquirir direitos de exploração dos recursos naturais. Além de protagonista, Damon é responsável pelo roteiro ao lado do ator John Krasinski, também no elenco.

"Closed Curtain", de Jafar Panahi: Novo filme do cineasta iraniano que em 2010 foi condenado a seis anos de prisão e a 20 anos sem exercer seu ofício por "propaganga contra o regime". Dirigido em parceria com o também iraniano Kambozia Partovi, o longa trata de pessoas que vivem escondidas.

"The Grandmaster", de Wong Kar-wai: Além de presidir o júri deste ano, o diretor de Hong Kong tera seu filme na abertura do festival. "The Grandmaster" remonta a trajetória do mestre de arte marciais Ip Man desde a década de 1930 até sua morte, em 1972. 

Divulgação
Imagem do filme "Side Effects"

"Terapia de Risco", de Steven Soderbergh: Jude Law, Rooney Mara, Catherine Zeta-Jones e Channing Tatum estão no elenco deste thriller psicológico sobre uma jovem que começa a tomar remédios para ansiedade prescritos por um psiquiatra no momento em que seu marido se prepara para deixar a prisão.

"Dark Blood", de Goerge Zluizer: Último trabalho do ator River Phoenix, que morreu em 1993, pouco antes de as filmagens terminarem. Phoenix é Boy, jovem que passa a viver no deserto à espera do fim do mundo após sua mulher morrer em consequência de testes nucleares próximos à casa onde moravam.

"Camille Claudel 1915", de Bruno Dumont: Cinebiografia da escultora francesa Camille Claudel (interpretada por Juliette Binoche), internada à força por sua família em um asilo no sul da França. O filme mostra a reclusa vida da artista enquanto espera pela visita do irmão, o poeta Paul Claudel.

Divulgação
Imagem do filme "Camille Claudel, 1915"

"The Nun", de Guillaume Nicloux: Adaptação do polêmico romance de Denis Diderot, publicado em 1796, conta a história de Suzanne Simonin, uma jovem forçada por sua mãe a entrar em um convento. Isabelle Huppert tem presença marcante como a madre superiora que tenta abusar da garota.

"Os Croods - Uma Aventura na Caverna", de Kirk De Micco e Chris Sanders: A nova animação em 3D da Dreamworks fará sua estreia mundial no encerramento do festival. Com vozes de Nicolas Cage, Ryan Reynolds e Emma Stone, acompanha a viagem de uma família pré-histórica por um mundo fantástico.

Leia tudo sobre: festival de berlimberlinaleberlinale 2013

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas