Para 41% dos norte-americanos entrevistados, cineasta deve ganhar sua terceira estatueta

Reuters

Reuters

O cineasta norte-americano Steven Spielberg é o favorito entre o público para ganhar o Oscar de melhor diretor este ano por seu filme sobre o presidente Abraham Lincoln , mostrou uma pesquisa da Reuters nesta quarta-feira.

Enquanto a corrida para ganhar a estatueta de melhor filme na cerimônia de 24 de fevereiro foi sacudida pelo fato de "Argo" ter tirado o prêmio de "Lincoln" em duas cerimônias de premiação no fim de semana passado, o Oscar de melhor diretor parece destinado a um homem.

Spielberg, 66 anos, que foi indicado sete vezes como melhor diretor no Oscar e ganhou duas vezes - por "A Lista de Schindler", em 1993, e "O Resgate do Soldado Ryan", em 1998 - aparece bem à frente na categoria.

A pesquisa Reuters Ipsos com 1.641 norte-americanos mostrou que 41% consideram que Spielberg deve ganhar e 38% disseram que ele era o mais provável vencedor por seu drama passado na época da Guerra Civil norte-americana, no qual o ator britânico Daniel Day-Lewis interpreta Lincoln.

O diretor Steven Spielberg
AP
O diretor Steven Spielberg

Quase metade dos entrevistados da sondagem realizada entre sexta e terça-feira estava incerta sobre quem deve ou é o mais provável escolhido como melhor diretor. A pesquisa usa uma medida estatística chamada de "intervalo de credibilidade" e tem uma precisão de 2,8 pontos percentuais.

No sábado acontece a cerimônia de premiação do Directors Guild of America, em Los Angeles, e desde 1948, apenas em seis ocasiões o ganhador de melhor diretor de filme pelo sindicato não ganhou o Oscar de melhor diretor.

Mas este ano, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, cujos membros escolhem os vencedores do Oscar, ignorou os diretores de quatro dos maiores filmes do ano - Ben Affleck ("Argo"), Kathryn Bigelow ( "A Hora Mais Escura" ), Quentin Tarantino ( "Django Livre" ) e Tom Hopper ( "Os Miseráveis" ) - abrindo a possibilidade de uma divisão rara em fevereiro nas categorias de melhor filme e melhor diretor.

Ang Lee, com sua adaptação para o cinema 3D do romance best-seller "A Vida de Pi" sobre um rapaz indiano à deriva no mar com um tigre, ficou em segundo lugar na pesquisa da Reuters, com cerca de um em cada 10 entrevistados dizendo que ele deve ou era o mais provável a ganhar.

O diretor taiwanês ganhou o Oscar de melhor diretor em 2005 pelo romance "O Segredo de Brokeback Mountain".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.