"Fruitvale" ganha prêmio do júri e do público no Festival de Sundance

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Filme do estreante Ryan Coogler é o grande destaque da premiação; veja a lista completa de vencedores

AP
O diretor de "Fruitvale", Ryan Coogler, recebe prêmio no Festival de Sundance

Dirigido pelo estreante Ryan Coogler, "Fruitvale" foi o grande vencedor do Festival de Sundance, sendo escolhido pelo júri e pela crítica como o melhor filme dramático da competição.

A cerimônia de premiação aconteceu no domingo (27) e encerrou o evento que começou no dia 17 de janeiro em Utah, nos Estados Unidos.

Leia também: Veja os principais destaques do Festival de Sundance

"Fruitvale" conta a história real de Oscar Grant, jovem negro de 22 anos morto pela polícia da região de San Francisco no Réveillon de 2009. Durante o festival, o filme foi alvo de intensas negociações entre várias distribuidoras, até a poderosa Weinstein Company fechar a compra por US$ 2,5 milhões.

De acordo com o site Deadline, a disputa foi acirrada porque "vários compradores acreditam que 'Fruitvale' tem potencial para ser um desses filmes que surgem do nada - como 'Preciosa' e 'Indomável Sonhadora' - para conquistar público e críticos".

Siga o iG Cultura no Twitter

"Para aqueles que mesmo por um segundo acreditam que os filmes não importam e não podem fazer diferença no mundo, por favor, recebam 'Fruitvale'", afirmou o jurado Tom Rothman, ao anunciar o prêmio do júri.

Críticos e público também concordaram quanto ao melhor documentário, escolhendo "Blood Brothers". Dirigido por Steve Hoover, o filme acompanha um turista na Índia, que durante a viagem conhece um grupo de crianças com HIV e, por causa delas, decide ficar no país.

Leia tudo sobre: sundance 2013festival de sundancefruitvale

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas