Filme de Ben Affleck é escolhido pelo melhor elenco; Daniel Day-Lewis, Jennifer Lawrence, Tommy Lee-Jones e Anne Hathaway também são premiados

O filme "Argo" , dirigido por Ben Affleck, deu um passo importante em direção ao Oscar neste domingo (27) ao ganhar o prêmio de melhor elenco do Sindicato dos Atores (SAG, na sigla em inglês). A conquista aconteceu horas depois de "Argo" também ser premiado pelo Sindicato dos Produtores (PGA), em outro indicativo da força do longa em Hollywood.

Siga o iG Cultura no Twitter

O SAG também consolidou o favoritismo de Daniel Day-Lewis , de "Lincoln" , na categoria melhor ator. O filme foi o campeão de prêmios, já que Tommy Lee Jones, que não estava presente, foi escolhido ator coadjuvante.

Na categoria melhor atriz, Jennifer Lawrence ( "O Lado Bom da Vida" ) saiu na frente, vencendo sua maior rival, Jessica Chastain ( "A Hora Mais Escura" ). Anne Hathaway foi escolhida atriz coadjuvante por "Os Miseráveis" , na maior barbada da noite.

O prêmio de melhor elenco é considerado o equivalente do SAG para a categoria melhor filme nas demais premiações. Geralmente, o escolhido pelo Sindicato dos Atores costuma ser também o preferido da Academia.

O ator e comediante Dick Van Dyke, premiado pelo conjunto da obra
AP
O ator e comediante Dick Van Dyke, premiado pelo conjunto da obra

Mas desde que o Oscar mudou as regras e passou a ter mais de cinco indicados à estatueta principal, as diferenças se tornaram mais marcantes. No ano passado, por exemplo, "O Artista" , escolhido pela Academia como melhor filme , perdeu melhor elenco no SAG para "Histórias Cruzadas" .

A disputa do Oscar deste ano sofreu uma reviravolta após as indicações serem anunciadas , em 10 de janeiro. Até então considerados favoritos, "Argo" e "A Hora Mais Escura" foram praticamente riscados da competição principal após seus diretores, Ben Affleck e Kathryn Bigelow, não serem lembrados em sua própria categoria.

A repercussão foi tamanha que especialistas em premiações começaram a especular sobre a possibilidade de a Academia premiar um dos dois filmes para compensar o boicote aos diretores - uma tese que ganhou força com as vitórias de "Argo" no Critics' Choice Awards e no Globo de Ouro . Os olhos se voltaram, então, aos prêmios dados por sindicatos como o SAG e o PGA, prévias mais confiáveis porque são grupos formados não por críticos, mas, sim, por produtores, atores, diretores, roteiristas e outros profissionais do cinema – os mesmos que votam no Oscar.

A vitória de "Argo" - que concorria com "Lincoln", "Os Miseráveis" , "O Lado Bom da Vida" e "O Exótico Hotel Marigold" (ignorado pela Academia) - reforça a onda favorável ao filme e o coloca seriamente na disputa pelo Oscar mesmo sem a valiosa indicação a diretor. 

Nas categorias de televisão, os prêmios ficaram bem divididos. O melhor elenco de série dramática foi para "Downton Abbey", mas Claire Danes, de "Homeland", e Bryan Cranston, de "Breaking Bad", venceram nas categorias de atuação.

"Modern Family" venceu melhor elenco de série de comédia, mas os protagonistas de "30 Rock", Tina Fey e Alec Baldwin, foram lembrados em suas categorias. A série, aliás, está em sua última temporada e o último episódio vai ao ar nesta semana nos Estados Unidos.

Veja a lista completa de vencedores:

Prêmios de cinema

Elenco: "Argo"
Ator: Daniel Day-Lewis, "Lincoln"
Atriz: Jennifer Lawrence, "O Lado Bom da Vida"
Ator coadjuvante: Tommy Lee Jones, "Lincoln"
Atriz coadjuvante: Anne Hathaway, "Os Miseráveis"
Dublês: "007 - Operação Skyfall"

Prêmios de televisão

Elenco de série de TV - drama: "Downton Abbey"
Elenco de série de TV - comédia: "Modern Family"
Ator de série de TV - drama: Bryan Cranston, "Breaking Bad"
Atriz de série de TV - drama: Claire Danes, "Homeland"
Ator de série de TV - comédia: Alec Baldwin, "30 Rock"
Atriz de série de TV - comédia: Tina Fey, "30 Rock"
Ator de telefilme ou minissérie: Kevin Costner, "Hatfields & McCoys"
Atriz de telefilme ou minissérie: Julianne Moore, "Virada no Jogo"
Dublês: "Game of Thrones"

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.