'Argo' ganha prêmio do Sindicato dos Atores e se fortalece na busca pelo Oscar

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Filme de Ben Affleck é escolhido pelo melhor elenco; Daniel Day-Lewis, Jennifer Lawrence, Tommy Lee-Jones e Anne Hathaway também são premiados

O filme "Argo", dirigido por Ben Affleck, deu um passo importante em direção ao Oscar neste domingo (27) ao ganhar o prêmio de melhor elenco do Sindicato dos Atores (SAG, na sigla em inglês). A conquista aconteceu horas depois de "Argo" também ser premiado pelo Sindicato dos Produtores (PGA), em outro indicativo da força do longa em Hollywood.

Siga o iG Cultura no Twitter

Ben Affleck agradece o prêmio de melhor elenco para "Argo". Foto: APDaniel Day-Lewis, ator por "Lincoln". Foto: APJennifer Lawrence, atriz por "O Lado Bom da Vida". Foto: APAnne Hathaway, atriz coadjuvante por "Os Miseráveis". Foto: AP"Downton Abbey", elenco de série de drama. Foto: APClaire Danes, atriz de série de drama por "Homeland". Foto: APBryan Cranston, ator de série de drama por "Breaking Bad". Foto: AP"Modern Family", elenco de série de comédia. Foto: APTina Fey, atriz de comédia por "30 Rock". Foto: APAlec Baldwin, ator de série de comédia por "30 Rock". Foto: APJuliane Moore, atriz de minissérie ou filme para TV por "Game Change". Foto: AP

O SAG também consolidou o favoritismo de Daniel Day-Lewis, de "Lincoln", na categoria melhor ator. O filme foi o campeão de prêmios, já que Tommy Lee Jones, que não estava presente, foi escolhido ator coadjuvante.

Na categoria melhor atriz, Jennifer Lawrence ("O Lado Bom da Vida") saiu na frente, vencendo sua maior rival, Jessica Chastain ("A Hora Mais Escura"). Anne Hathaway foi escolhida atriz coadjuvante por "Os Miseráveis", na maior barbada da noite.

O prêmio de melhor elenco é considerado o equivalente do SAG para a categoria melhor filme nas demais premiações. Geralmente, o escolhido pelo Sindicato dos Atores costuma ser também o preferido da Academia.

AP
O ator e comediante Dick Van Dyke, premiado pelo conjunto da obra

Mas desde que o Oscar mudou as regras e passou a ter mais de cinco indicados à estatueta principal, as diferenças se tornaram mais marcantes. No ano passado, por exemplo, "O Artista", escolhido pela Academia como melhor filme, perdeu melhor elenco no SAG para "Histórias Cruzadas".

A disputa do Oscar deste ano sofreu uma reviravolta após as indicações serem anunciadas, em 10 de janeiro. Até então considerados favoritos, "Argo" e "A Hora Mais Escura" foram praticamente riscados da competição principal após seus diretores, Ben Affleck e Kathryn Bigelow, não serem lembrados em sua própria categoria.

A repercussão foi tamanha que especialistas em premiações começaram a especular sobre a possibilidade de a Academia premiar um dos dois filmes para compensar o boicote aos diretores - uma tese que ganhou força com as vitórias de "Argo" no Critics' Choice Awards e no Globo de Ouro. Os olhos se voltaram, então, aos prêmios dados por sindicatos como o SAG e o PGA, prévias mais confiáveis porque são grupos formados não por críticos, mas, sim, por produtores, atores, diretores, roteiristas e outros profissionais do cinema – os mesmos que votam no Oscar.

A vitória de "Argo" - que concorria com "Lincoln", "Os Miseráveis" , "O Lado Bom da Vida" e "O Exótico Hotel Marigold" (ignorado pela Academia) - reforça a onda favorável ao filme e o coloca seriamente na disputa pelo Oscar mesmo sem a valiosa indicação a diretor. 

Nas categorias de televisão, os prêmios ficaram bem divididos. O melhor elenco de série dramática foi para "Downton Abbey", mas Claire Danes, de "Homeland", e Bryan Cranston, de "Breaking Bad", venceram nas categorias de atuação.

"Modern Family" venceu melhor elenco de série de comédia, mas os protagonistas de "30 Rock", Tina Fey e Alec Baldwin, foram lembrados em suas categorias. A série, aliás, está em sua última temporada e o último episódio vai ao ar nesta semana nos Estados Unidos.

Veja a lista completa de vencedores:

Prêmios de cinema

Elenco: "Argo"
Ator: Daniel Day-Lewis, "Lincoln"
Atriz: Jennifer Lawrence, "O Lado Bom da Vida"
Ator coadjuvante: Tommy Lee Jones, "Lincoln"
Atriz coadjuvante: Anne Hathaway, "Os Miseráveis"
Dublês: "007 - Operação Skyfall"

Prêmios de televisão

Elenco de série de TV - drama: "Downton Abbey"
Elenco de série de TV - comédia: "Modern Family"
Ator de série de TV - drama: Bryan Cranston, "Breaking Bad"
Atriz de série de TV - drama: Claire Danes, "Homeland"
Ator de série de TV - comédia: Alec Baldwin, "30 Rock"
Atriz de série de TV - comédia: Tina Fey, "30 Rock"
Ator de telefilme ou minissérie: Kevin Costner, "Hatfields & McCoys"
Atriz de telefilme ou minissérie: Julianne Moore, "Virada no Jogo"
Dublês: "Game of Thrones"

Leia tudo sobre: screen actors guildsag awards 2013argooscar 2013

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas