Dez curiosidades sobre o Oscar 2013

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Categoria de melhor atriz tem a indicada mais velha e a mais nova de toda a história da premiação; veja outros recordes e fatos curiosos

Entre os indicados às 24 categorias do Oscar 2013, anunciados nesta quinta-feira (10), há novatos, veteranos e vários recordes quebrados. Veja algumas curiosidades sobre a 85ª edição do maior prêmio do cinema mundial.

Veja também: Os mais jovens ganhadores e indicados do Oscar

1. A mais velha e a mais nova
Neste ano, a categoria de melhor atriz tem, ao mesmo tempo, a indicada mais velha e a mais nova de toda a sua história. A mais velha é Emmanuelle Riva, de "Amor", que tem 85 anos. A mais nova é Quvenzhané Wallis, de apenas nove anos, que estrela "Indomável Sonhadora". É a primeira vez que a mais velha e a mais nova da história de uma categoria são indicadas na mesma edição.

Leia também: 'Lincoln' e 'As Aventuras de Pi' lideram indicações ao Oscar 2013

Apesar disso, Emmanuelle e Quvenzhané não mudaram a lista de indicados mais velhos de todo o Oscar, que continua sendo liderada por Gloria Stuart, que tinha 87 anos quando foi indicada a atriz coadjuvante por "Titanic" (1997), e Justin Henry, que tinha oito anos quando foi indicado a melhor ator coadjuvante por "Kramer vs. Kramer" (1979).

Aos nove anos, Quvenzhané Wallis é a mais jovem indicada da categoria melhor atriz. Foto: DivulgaçãoAos 85 anos, Emmanuele Riva é a mais velha indicada da categoria melhor atriz. Foto: DivulgaçãoHugh Jackman já apresentou o Oscar, mas nunca tinha sido indicado. Foto: APJessica Chastain, única atriz que também tinha sido indicada ano passado. Foto: DivulgaçãoJennifer Lawrence e Bradley Cooper, de "O Lado Bom da Vida", indicado em todas as categorias de atuação. Foto: DivulgaçãoGeorge Clooney, indicado em diversas categorias ao longo dos anos. Foto: Getty ImagesO diretor Steven Spielberg, recordista de indicações a melhor filme. Foto: AP

2. Novatos x veteranos

Quatro dos 20 atores indicados ao Oscar deste ano nunca tinha sido lembrados pela Academia antes. São eles: Bradley Cooper (melhor ator por "O Lado Bom da Vida"), Hugh Jackman (melhor ator por "Os Miseráveis"), Emmanuelle Riva e Quvenzhané Wallis. Por outro lado, nove dos 20 indicados já têm uma estatueta em casa: Daniel Day-Lewis, Denzel Washington, Alan Arkin, Robert De Niro, Philip Seymour Hoffman, Tommy Lee Jones, Christoph Waltz, Sally Field e Helen Hunt.

3. Dobradinha
Entre todos os atores e atrizes indicados, apenas uma também tinha sido indicada no ano passado: Jessica Chastain. A estrela de "A Hora Mais Escura", que em 2013 concorre como melhor atriz, foi indicada a atriz coadjuvante em 2012 por "Histórias Cruzadas".

4. Língua universal
Em toda a história do Oscar, "Amor" é apenas o quinto filme a ser indicado nas categorias de melhor filme e melhor filme estrangeiro. Os outros foram: "Z" (1969), "Os Emigrantes" (que concorreu nas duas categorias, mas em anos diferentes - 1971 e 1972), "A Vida é Bela" (1998), e "O Tigre e O Dragão" (2000). Com exceção de "Os Emigrantes", que perdeu tudo, todos venceram na categoria de melhor filme estrangeiro, mas perderam melhor filme.

5. Merci
Emmannuelle Riva é a única indicada deste ano por um papel que não é falado em inglês - "Amor", um filme austríaco, é em francês. Em toda a história do Oscar, apenas cinco atores venceram com papéis que não eram em língua inglesa: Sophia Loren (1961, atriz por "Duas Mulheres"), Robert De Niro (1974, ator coadjuvante por "O Poderoso Chefão 2"), Roberto Benigni (1998, ator por "A Vida é Bela"), Benicio Del Toro (2000, ator coadjuvante por "Traffic") e Marion Cotillard (2007, atriz em "Piaf").

6. Elenco forte

"O Lado Bom da Vida" é o filme desde "Reds", de 1981, a receber indicações a melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e em todas as quatro categorias de atuação.

7. Multitalentoso
Produtor de "Argo", George Clooney é o único indíviduo além de Warren Beatty a ter sido indicado, em anos e filmes diferentes, a melhor filme, direção, roteiro e atuação.

Siga o iG Cultura no Twitter

8. Líder
Com sua indicação pela trilha sonora de "Lincoln", John Williams consolida ainda mais seu título de pessoa viva mais indicada ao Oscar, com 48 (só Walt Disney, que morreu em 1966, tem mais do que ele: 59). Tudo indica que o recorde continuará com Williams por muito tempo, já que o segundo maior indicado é Woody Allen, com 23.

9. Spielberg e sua turma
Lembrado pela academia este ano por "Lincoln", Michael Kahn, colaborador frequente de Steven Spielberg, se tornou o maior indicado da história da categoria edição (8). Spielberg, por sua vez, se tornou o indivíduo com maior indicações a melhor filme (também 8), junto com Kathleen Kennedy, sua parceira de produção há décadas.

10. Tudo em família
A indicação de Thomas Newman pela trilha sonora de "007 - Operação Skyfall" é a sua 11ª e eleva para 87 o número indicações da família Newman (Alfred, Lionel, Emil, Thomas, David and Randy) - a mais indicada da história do Oscar. Lembrado na categoria de roteiro original por "Moonrise Kingdom", Roman Coppola é o sexto membro de seu clã a cair no gosto da Academia, depois de Carmine Coppola, Francis Ford Coppola, Talia Shire, Nicolas Cage e Sofia Coppola. Juntos, eles têm 24 indicações.

Leia tudo sobre: oscarcinemaoscar2013

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas