Categoria de melhor atriz tem a indicada mais velha e a mais nova de toda a história da premiação; veja outros recordes e fatos curiosos

Entre os indicados às 24 categorias do Oscar 2013 , anunciados nesta quinta-feira (10), há novatos, veteranos e vários recordes quebrados. Veja algumas curiosidades sobre a 85ª edição do maior prêmio do cinema mundial.

Veja também: Os mais jovens ganhadores e indicados do Oscar

1. A mais velha e a mais nova
Neste ano, a categoria de melhor atriz tem, ao mesmo tempo, a indicada mais velha e a mais nova de toda a sua história. A mais velha é Emmanuelle Riva, de "Amor" , que tem 85 anos. A mais nova é Quvenzhané Wallis, de apenas nove anos, que estrela "Indomável Sonhadora" . É a primeira vez que a mais velha e a mais nova da história de uma categoria são indicadas na mesma edição.

Leia também: 'Lincoln' e 'As Aventuras de Pi' lideram indicações ao Oscar 2013

Apesar disso, Emmanuelle e Quvenzhané não mudaram a lista de indicados mais velhos de todo o Oscar, que continua sendo liderada por Gloria Stuart, que tinha 87 anos quando foi indicada a atriz coadjuvante por "Titanic" (1997), e Justin Henry, que tinha oito anos quando foi indicado a melhor ator coadjuvante por "Kramer vs. Kramer" (1979).

2. Novatos x veteranos

Quatro dos 20 atores indicados ao Oscar deste ano nunca tinha sido lembrados pela Academia antes. São eles: Bradley Cooper (melhor ator por "O Lado Bom da Vida" ), Hugh Jackman (melhor ator por "Os Miseráveis" ), Emmanuelle Riva e Quvenzhané Wallis. Por outro lado, nove dos 20 indicados já têm uma estatueta em casa: Daniel Day-Lewis, Denzel Washington, Alan Arkin, Robert De Niro, Philip Seymour Hoffman, Tommy Lee Jones, Christoph Waltz, Sally Field e Helen Hunt.

3. Dobradinha
Entre todos os atores e atrizes indicados, apenas uma também tinha sido indicada no ano passado: Jessica Chastain. A estrela de "A Hora Mais Escura" , que em 2013 concorre como melhor atriz, foi indicada a atriz coadjuvante em 2012 por "Histórias Cruzadas" .

4. Língua universal
Em toda a história do Oscar, "Amor" é apenas o quinto filme a ser indicado nas categorias de melhor filme e melhor filme estrangeiro. Os outros foram: "Z" (1969), "Os Emigrantes" (que concorreu nas duas categorias, mas em anos diferentes - 1971 e 1972), "A Vida é Bela" (1998), e "O Tigre e O Dragão" (2000). Com exceção de "Os Emigrantes", que perdeu tudo, todos venceram na categoria de melhor filme estrangeiro, mas perderam melhor filme.

5. Merci
Emmannuelle Riva é a única indicada deste ano por um papel que não é falado em inglês - "Amor", um filme austríaco, é em francês. Em toda a história do Oscar, apenas cinco atores venceram com papéis que não eram em língua inglesa: Sophia Loren (1961, atriz por "Duas Mulheres"), Robert De Niro (1974, ator coadjuvante por "O Poderoso Chefão 2"), Roberto Benigni (1998, ator por "A Vida é Bela"), Benicio Del Toro (2000, ator coadjuvante por "Traffic") e Marion Cotillard (2007, atriz em "Piaf").

6. Elenco forte

"O Lado Bom da Vida" é o filme desde "Reds", de 1981, a receber indicações a melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e em todas as quatro categorias de atuação.

7. Multitalentoso
Produtor de "Argo", George Clooney é o único indíviduo além de Warren Beatty a ter sido indicado, em anos e filmes diferentes, a melhor filme, direção, roteiro e atuação.

Siga o iG Cultura no Twitter

8. Líder
Com sua indicação pela trilha sonora de "Lincoln" , John Williams consolida ainda mais seu título de pessoa viva mais indicada ao Oscar, com 48 (só Walt Disney, que morreu em 1966, tem mais do que ele: 59). Tudo indica que o recorde continuará com Williams por muito tempo, já que o segundo maior indicado é Woody Allen, com 23.

9. Spielberg e sua turma
Lembrado pela academia este ano por "Lincoln", Michael Kahn, colaborador frequente de Steven Spielberg, se tornou o maior indicado da história da categoria edição (8). Spielberg, por sua vez, se tornou o indivíduo com maior indicações a melhor filme (também 8), junto com Kathleen Kennedy, sua parceira de produção há décadas.

10. Tudo em família
A indicação de Thomas Newman pela trilha sonora de "007 - Operação Skyfall" é a sua 11ª e eleva para 87 o número indicações da família Newman (Alfred, Lionel, Emil, Thomas, David and Randy) - a mais indicada da história do Oscar. Lembrado na categoria de roteiro original por "Moonrise Kingdom", Roman Coppola é o sexto membro de seu clã a cair no gosto da Academia, depois de Carmine Coppola, Francis Ford Coppola, Talia Shire, Nicolas Cage e Sofia Coppola. Juntos, eles têm 24 indicações.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.