Brasil está fora da corrida pelo Oscar de filme estrangeiro

"O Palhaço", de Selton Mello, não entra na lista de nove produções que continuam na disputa, divulgada nesta sexta-feira pela Academia

iG São Paulo | - Atualizada às

Divulgação
Selton Mello em "O Palhaço"

O Brasil está fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano. O representante do país na disputa, " O Palhaço ", dirigido por Selton Mello , não entrou na lista de nove pré-selecionados divulgada nesta sexta-feira pela Academia.

Os cinco finalistas, assim como os indicados às outras categorias do prêmio mais importante do cinema mundial, serão conhecidos no dia 10 de janeiro.

Siga o iG Cultura no Twitter

Os filmes estrangeiros que avançam na disputa são: "Amor" , de Michael Haneke (Áustria), "War Witch", de Kim Nguyen (Canadá), "No" , de Pablo Larraín (Chile), "A Royal Affair" , de Nikolaj Arcel (Dinamarca), "Os Intocáveis" , de Olivier Nakache e Eric Toledano (França), "The Deep", de Baltasar Kormákur (Islândia), “Kon-Tiki", de Joachim Rønning e Espen Sandberg (Noruega), "Além das Montanhas" , de Cristian Mungiu (Romênia), e "Sister", de Ursula Meier (Suíça).

Em toda a história, o Brasil concorreu quatro vezes ao Oscar de filme estrangeiro, mas nunca ganhou. Os indicados foram "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O Que É Isso Companheiro" (1998) e "Central do Brasil" (1999). Em 2004, "Cidade de Deus" concorreu a quatro estatuetas, incluindo melhor diretor para Fernando Meirelles, mas não entrou na disputa de filme estrangeiro.

Os últimos indicados para representar o Brasil no Oscar foram "Tropa de Elite 2" (2012), "Lula, O Filho do Brasil" (2011), "Salve Geral" (2010), "Última Parada 174" (2009), "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", (2008) e "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2007). Nenhum deles passou para a última fase, que contempla os cinco concorrentes finais à estatueta.

    Leia tudo sobre: o palhaçooscarselton mellooscarcinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG