Batman entra na lista de melhores filmes do ano do American Film Institute

"Argo", "Lincoln", "A Hora mais Escura" e "Django Livre" também estão entre os escolhidos pelo instituto americano

iG São Paulo | - Atualizada às

" Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge ", do diretor Christopher Nolan entrou na lista dos dez melhores filmes do ano divulgada nesta segunda-feira pelo American Film Institute (AFI).

Siga o iG Cultura no Twitter

Também integram a lista " Argo ", de Ben Affleck, "Indomável Sonhadora", de Benh Zeitlin, "Django Livre", de Quentin Tarantino, "Os Miseráveis", de Tom Hooper, "A Vida de Pi", de Ang Lee, "Lincoln" , de Steven Spielberg, "Moonrise Kingdom" , de Wes Anderson, "O Lado Bom da Vida", de David O. Russell, e "A Hora mais Escura", de Kathryn Bigelow.

A lista não tem ordem, de modo que todos os filmes são homenageados da mesma forma. "O prêmio do AFI celebra os contadores de história da América como colaboradores", afirmou o presidente do instituto, Bob Gazzale, em comunicado. "Estamos honrados em unir estes artistas em uma comunidade, sem competição, para ressaltar os presentes que eles deram ao mundo em 2012."

O prêmio do AFI é mais um passo na corrida pelo Oscar. Nesta semana serão anunciadas as indicações para outras duas premiações importantes: a do Sindicato dos Atores (Screen Actors Guild Awards) e o Globo de Ouro.

Leia também: "Amor", de Michael Haneke, leva o prêmio dos críticos de Los Angeles

No domingo, o drama "Amor", sobre os desafios do amor para um casal de idosos, venceu o prêmio de melhor filme da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles.

"Amor", dirigido pelo austríaco Michael Haneke e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, também foi premiado na categoria melhor atriz. A estrela do filme, a francesa Emmanuelle Riva, dividiu o prêmio com a americana Jennifer Lawrence, de "O Lado Bom da Vida".

A produção mais premiada pelos críticos de Los Angeles foi "The Master", um drama sobre a igreja da Cientologia que venceu em quatro categorias, incluindo melhor diretor para Paul Thomas Anderson.

Com AFP

    Leia tudo sobre: batmanamerican film instituteoscarcinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG