Filme sobre morte de Bin Laden terá lançamento especial em Washington

"Zero Dark Thirty", da diretora Kathryn Bigelow, provocou polêmica entre políticos por ter contado com colaboração do governo americano

iG São Paulo |

O filme da diretora Kathryn Bigelow ( vencedora do Oscar por "Guerra ao Terror" ) sobre a morte do fundador da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden , terá lançamento especial na capital dos Estados Unidos, Washington. As informações são do site The Hollywood Reporter.

Siga o iG Cultura no Twitter

A decisão mostra que Kathryn e o roteirista Mark Boal (também premiado com o Oscar por "Guerra ao Terror") estão dispostos a discutir seu novo filme, "Zero Dark Thirty", com políticos e autoridades do governo. A produção, que retrata a caça por Bin Laden e a operação militar americana que culminou em sua morte, foi envolta em polêmica antes mesmo de seu lançamento. 

Leia também:  Documentos mostram interesse da Casa Branca em filme sobre Bin Laden

Divulgação
'Zero Dark Thirty', dirigido por Kathryn Bigelow

Críticos do presidente dos EUA, Barack Obama, incluindo proeminentes membros republicanos do Congresso, citaram a cooperação do governo com os realizadores como parte de um suposto padrão de vazamentos deliberados de segurança nacional com o intuito de melhorar a imagem do líder durante sua campanha de reeleição. A Casa Branca negou qualquer vazamento de informações confidenciais.

Leia também: Kathryn Bigelow roda na Índia filme sobre morte de Bin Laden

O filme deveria ser lançado semanas antes da eleição presidencial de 6 de novembro, vencida por Obama . Mas a polêmica fez com que fosse adiado para depois da votação.

De acordo com o Hollywood Reporter, o evento em Washington terá a presença de Kathryn e Boal e acontecerá no dia 8 de janeiro no Newseum, museu dedicado ao jornalismo. Três dias depois, "Zero Dark Thirty" chegará aos cinemas de todo o país, após estreias limitadas em Nova York e Los Angeles em dezembro.

No Brasil, o filme chega ao cinemas em janeiro.

"Zero Dark Thirty" vem ganhando elogios dos críticos americanos e ganhou impulso na corrida pelo Oscar após ser eleito melhor filme do ano pela National Board of Review.

Assista ao trailer (em inglês):

    Leia tudo sobre: kathryn bigelowmark boalzero dark thirtybin laden

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG