Estrela de 'O Silêncio dos Inocentes', Jodie Foster completa 50 anos

Seja como atriz ou diretora, norte-americana que participou de filmes como 'Taxi Driver' conquistou respeito em Hollywood

iG São Paulo |

Mundialmente conhecida por seu trabalho em "O Silêncio dos Inocentes", a atriz Jodie Foster completa 50 anos nesta segunda-feira (19).

Nascida em Los Angeles, na Califórnia, Alicia Christian Foster começou desde criança a trabalhar em comerciais de TV, empresariada por sua mãe, Evelyn. Sua primeira aparição creditada aconteceu em um episódio do "The Doris Day Show", em 1969.

Seus primeiros filmes foram produzidos pela Disney, caso de "Menace on the Mountain" (1970), "Napoleon and Samantha" (1972) e "One Little Indian" (1973). Aos 14 anos, apresentou o programa humorístico "Saturday Night Live", sendo até hoje uma das mais jovens a participar da atração.

Foster chamou a atenção de Hollywood ao participar, em 1976, de dois filmes: o cult "Taxi Driver", em que foi dirigida por Martin Scorsese e contracenou com Robert De Niro, e a comédia "Quando as Metralhadoras Cospem", do cineasta Alan Parker. O primeiro trabalho rendeu à jovem atriz sua primeira indicação ao Oscar.

Em 1977 Jodie Foster lançou seu único trabalho como cantora na língua francesa - na qual ela é fluente. Os dois singles lançados no país continham as canções "Je T'attends Depuis la Nuit des Temps", "La Vie C'est Chouette", "When I Looked at Your Face" e "La Vie C'est Chouette". As músicas foram utilizadas no filme francês "Moi, Fleur Bleue".

Divulgação
Jodie Foster em "O Silêncio nos Inocentes" (1991)

Siga o iG Cultura no Twitter

Fanático pela atriz, o estudante John Hinckley Jr. começou a persegui-la em 1981, enviando cartas ao seu endereço na faculdade de Yale e ligando diversas vezes em seu número de telefone. Em 30 de março daquele ano, John tentou assassinar a tiros o então presidente norte-americano Ronald Reagan - o motivo, de acordo com ele, era impressionar a atriz.

Posteriormente outro homem, Edward Richardson, tentou matar Foster, mas desistiu por achá-la muito bonita.

Diferentemente de outros atores mirins , Jodie Foster conseguiu lidar com a fama e emgrenou sua carreira em Hollywood. Após receber o Oscar de melhor atriz pelo suspense "Acusados", de 1989, alcançou o sucesso comercial no papel da agente do FBI Clarice Starling no thriller "O Silêncio dos Inocentes" (1991).

Leia também: Jodie Foster vai ganhar prêmio especial no Globo de Ouro

O longa, no qual dividiu a tela com Anthony Hopkins, rendeu a ela sua segunda estatueta do Oscar, além de outros prêmios, como o Bafta, o Globo de Ouro e o Prêmio dos Críticos de Nova York.

No mesmo ano, Foster dirigiu seu primeiro filme, "Mentes que Brilham", e logo em seguida fundou a produtora Egg Pictures, focada em trabalhos independentes.

Em 1994, a atriz voltou a emplacar nas bilheterias com a comédia "Maverick", ao lado de Mel Gibson , e o drama "Nell", em que dividiu a tela com Liam Neeson . Quatro anos depois, por seu papel na ficção científica "Contato" (1997), seu nome foi utilizado para batizar o asteroide 17744 Jodiefoster.

AP
Mel Gibson e Jodie Foster divulgam o drama "Um Novo Despertar" no Festival de Cannes 2011

Na década de 2000, os filmes mais marcantes de Foster foram "O Quarto do Pânico" (2002), "Plano de Voo" (2005), "O Plano Perfeito" (2006) e "Valente" (2008). Ainda na mesma década, emprestou a voz para a personagem Maggie, da série animada "Os Simpsons".

Seus trabalhos mais recentes são "Um Novo Despertar" (2011), em que atua e dirige o colega Mel Gibson, numa tentativa de recuperar o prestígio do ator em Hollywood, e "Deus da Carnificina" (2011), drama de Roman Polanski em que divide a tela com Kate Winslet, John C. Reilly e Christoph Waltz.

Leia também:  "Mel Gibson é bom, leal e complexo", diz Jodie Foster

Sua próxima aparição no cinema será na ficção científica "Elysium" , prevista para estrear em 16 de agosto no Brasil. No filme, que discute questões sociopolíticas num futuro distante, Foster contracena com Matt Daemon e os brasileiros Wagner Moura e Alice Braga.

    Leia tudo sobre: Jodie Fostercinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG