Enquete: Qual é o melhor personagem dos filmes de Martin Scorsese?

Diretor de "Taxi Driver" e "Touro Indomável" completa 70 anos; vote no seu preferido

iG São Paulo |

Um dos mais culturados diretores do cinema norte-americano, Martin Scorsese completa 70 anos neste sábado (17).

Nascido no bairro do Queens, em Nova York, Martin Charles Scorsese se apaixonou pelos filmes por influência dos pais, que o levavam ao cinema como forma de compensar a asma que o impedia de praticar esportes.

O estímulo motivou Scorsese a cursar cinema na Universidade de Nova York durante os anos 1960. Nesse período, conheceu alguns dos cineastas que também fariam sucesso em Hollywood, como Francis Ford Coppola, Brian De Palma, George Lucas e Steven Spielberg.

Siga o iG Cultura no Twitter

Foi por intermédio de De Palma que Scorsese foi apresentado ao ator Robert De Niro, com quem em 1976 filmaria um de seus maiores clássicos, "Taxi Driver". A dupla voltaria a se encontrar em outras produções do diretor, como "Touro Indomável" (1980), "Os Bons Companheiros" (1990), "Cabo do Medo" (1991) e "Cassino" (1995).

Se no início da carreira o cineasta firmou uma prolífica parceria com De Niro, a partir de "Gangues de Nova York" (2000) Scorsese adotou Leonardo DiCaprio como seu ator preferido. Com ele o diretor trabalhou em "O Aviador" (2004), "Os Infiltrados" (2006) e "Ilha do Medo" (2010). A dupla filma atualmente "The Wolf of Wall Street" ("O Lobo de Wall Street", em português).

Leia também: "Scorsese gosta de lidar com violência", afirma Richard Schickel

A paixão pela música fez com que Scorsese se envolvesse em projetos como a série de documentários "The Blues" (2003), que em seus sete episódios contou com a direção de nomes como Wim Wenders e Clint Eastwood. Depois, em 2008, ele lançou o documentário "Shine a Light", um registro da apresentação dos Rolling Stones em Nova York, e "George Harrison: Living in the Material World" , sobre a vida do ex-Beatle.

Em 2010, Scorsese dirigiu o episódio piloto da série "Boardwalk Empire", da HBO, seu principal trabalho para a televisão. No ano seguinte, lançou seu primeiro filme em 3D, "A Invenção de Hugo Cabret" (2011).

    Leia tudo sobre: Martin Scorsesecinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG