"Amour" lidera indicações ao prêmio da Academia Europeia de Cinema

Longa-metragem de Michael Haneke está na disputa de seis categorias no European Film Awards, que será entregue em dezembro

iG São Paulo |

Divulgação
Jean-Louis Trintignant em "Amour"

Ganhador da Palma de Ouro em Cannes , "Amour", longa-metragem do austríaco Michael Haneke, saiu na frente na corrida do European Film Awards, a premiação da Academia Europeia de Cinema. No total, foram seis indicações, entre elas melhor filme, diretor, ator (Jean-Louis Trintignant) e atriz (Emmanuelle Riva).

Siga o iG Cultura no Twitter

Também disputam o prêmio máximo da festa o britânico "Shame" , de Steve McQueen; o alemão "Barbara" , de Christian Petzold; o dinamarquês "A Caça" , de Thomas Vinterberg; o italiano "César Deve Morrer" , dos irmãos Taviani, vencedor do Leão de Ouro em Berlim; e o fenômeno francês de público "Intocáveis" , dirigido por Olivier Nakache e Eric Toledano.

Embora tenham conseguido indicações em outras categorias, longas consagrados no circuito de festivais ficaram de fora da briga por melhor filme, como "Deus da Carnificina" , de Roman Polanski, "O Espião que Sabia Demais" , de Tomas Alfredson, "Além das Montanhas" , do romeno Cristian Mungiu, e "Era Uma Vez na Anatólia" , do turco Nuri Bilge Ceylan.

A cerimônia de entrega do European Film Awards será realizada em 1º de dezembro, na cidade de Malta, na Espanha. Na ocasião, a atriz britânica Helen Mirren receberá um prêmio especial pelo conjunto da obra.

    Leia tudo sobre: european film awardsamourmichael hanekecinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG