Mostra de São Paulo exibe "Nosferatu" no Ibirapuera nesta sexta-feira

Marcada para 20h, sessão ao ar livre do clássico mudo baseado em "Drácula" terá acompanhamento de orquestra e regência de maestro alemão; entrada é gratuita

iG São Paulo |

Divulgação
"Nosferatu", de F.W. Murnau: no Ibirapuera

A cerimônia de encerramento da 36ª Mostra Internacional de São Paulo foi realizada ontem, mas a despedida de gala da maratona cinematográfica tem lugar nesta sexta-feira (2), no Auditório Ibirapuera. "Nosferatu" (1922), primeira adaptação da história de "Drácula", será projetado na parede externa do auditório, em comemoração aos 90 anos do clássico mudo dirigido por F.W. Murnau.

Siga o iG Cultura no Twitter

Marcada para as 20h e com entrada franca, a sessão ao ar livre terá trilha sonora executada ao vivo pela Orquestra Petrobras Sinfônica, com 50 músicos, e o Coro Projeto X, formado por 24 pessoas. A regência será do maestro alemão Pierre Oser, que compôs a música original por conta do centenário da morte de Bram Stoker (1847-1912), autor de "Drácula".

"Nosferatu" é um dos filmes mais lendários do cinema mundial, não só por ser uma história de vampiro. Como era uma versão não-autorizada do livro de Stoker, vários detalhes precisaram ser adaptados por Murnau – o conde Drácula, por exemplo, virou conde Orlok, e vampiro se transformou em "Nosferatu".

Leia também:  Dez vampiros indispensáveis do cinema

Divulgação
Max Schreck como o vampiro do clássico "Nosferatu", filme alemão de 1922

Além disso, a transformação de Max Schreck para o papel principal era tão impressionante, com dedos e orelhas alongados, careca e maquiagem, que por anos especulou-se que o ator seria um vampiro de verdade. A lenda inspirou o filme "A Sombra do Vampiro" (2000), com Willem Dafoe interpretando Schreck.

Restaurada manualmente para eliminar riscos e arranhões, a cópia de "Nosferatu" trazida a São Paulo mantém os intertítulos e cores originais.

Leia também:  "Preenchendo o Vazio", de Israel, vence Mostra de São Paulo 2012

Há dois anos, a sessão de "Metrópolis" no Ibirapuera, também na programação da Mostra, foi assistida por 12 mil pessoas.

Assista: A transformação visual dos vampiros

    Leia tudo sobre: mostra de são paulonosferatuvampiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG