Conheça as homenagens de Tim Burton a clássicos do terror em "Frankenweenie"

Vincent Price, monstros e kaijus estão entre as referências da animação em preto e branco

iG São Paulo |

A animação "Frankenweenie", que chega às salas de cinema do Brasil na próxima sexta (dia 2), talvez seja o filme mais pessoal de Tim Burton . Além de referências autobiográficas, a história do menino que "revive" seu cachorro atropelado traz uma série de homenagens a atores e personagens admirados pelo cineasta.

Em comemoração ao Dia das Bruxas, que acontece nesta quarta (31), o iG montou uma galeria com as principais homenagens feitas por Burton em seu novo trabalho.

Siga o iG Cultura no Twitter

Baseado no curta-metragem de mesmo nome feito por Burton em 1984, que ironicamente provocou sua demissão da Disney por seu "conteúdo sombrio", o novo longa traz uma gama de referências aos filmes de terror, gênero reverenciado pelo diretor.

Apesar da homenagem a Frankenstein ser a mais clara, tanto pelo nome do filme quanto pela forma como o jovem Victor ressuscita seu cão, outros monstros também podem ser identificados na história, caso do Drácula, Lobisomem e até do Monstro da Lagoa Negra, todos eternizados pela série de filmes produzida pela Universal Pictures entre as décadas de 1920 e 1960.

Os kaijus, termo utilizado para designar as criaturas gigantes de filmes japoneses – seu representamente mais famoso é o Godzilla –, também são homenageados por Burton numa sequência de "Frankenweenie".

Veja também: Década a década, veja a evolução do cinema de terror

Entre os atores, é possível detectar referências a Boris Karloff e Peter Lorre nos traços de alguns personagens. Mas nenhum deles é tão reverenciado pelo cineasta quanto Vincent Price. O astro de "O Abominável Dr. Phibes" (1971) foi utilizado na criação do senhor Rzykruski, o professor de ciências do colégio de Victor.


    Leia tudo sobre: FrankenweenieTim BurtonVincent Pricemonstroscinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG