Disney nega que nova princesa seja latina

Polêmica envolvendo personagem da animação "Sofia The First" motivou protestos de entidades hispânicas; heroína é branca, tem olhos azuis e cabelo castanho claro

AFP |

AFP

Divulgação
Princesa Sofia: 'conto de fadas' tem etnia indefinida

Sofia deveria ser a primeira princesa latina da Disney , mas a diversidade americana mostrou ser mais complexa: uma coalizão hispânica protestou porque a personagem "não parece latina". O estúdio, por sua vez, negou a origem, enquanto as duas partes foram acusadas de racismo nas redes sociais.

Siga o iG Cultura no Twitter

Um executivo da Disney, aparentemente descuidado, disse a um repórter durante a apresentação para a imprensa da animação para TV "Sofia The First" que a princesa era latina.

Quando a revista Entertainment Weekly publicou a manchete "A primeira princesa latina da Disney?", a Coalizão Nacional de Mídia Hispânica (NHMC) reclamou: "a princesa é branca, tem olhos azuis e cabelo castanho!"

"Precisamos de mais heróis que sejam identificáveis", declarou Alex Nogales, presidente da NHMC, à Fox News latina. "Se vão promover os latinos para o público, façam um favor e desenhem uma verdadeira latina".

O comentário provocou uma onda de críticas nas redes sociais. "Meu filho é loiro, tem olhos azuis e é latino. Ele ficaria incomodado se alguém dissesse o contrário. Só porque não confirma os estereótipos que as pessoas têm sobre os latinos, isto não faz (da princesa Sofia) menos latina. É insultante", escreveu uma usuária do Facebook, Mandy Verdugo, no mural da pequena princesa.

Já outros defenderam a posição da NHMC, como Julie Holdridge, que postou: "Espero que um dia haja uma princesa latina que faça a minha filha sentir que a Disney fez uma princesa como ela".

Divulgação
Cinderela dá conselhos para Sofia na animação 'Sofia the First

Alguns internautas lembraram que a Disney nunca produziu uma princesa hispânica, depois de ter criado uma negra (Tiana, de "A Princesa e o Sapo"), uma indígena (Pocahontas), uma árabe (Jasmim, de "Aladim") e uma chinesa (Mulan).

Nos Estados Unidos vivem 52 milhões de latinos, que, de acordo com o Centro Selig para o Crescimento Econômico, têm um poder de compra de um trilhão de dólares por ano.

Divulgação
A pequena Sofia com a mãe, que veio de um 'reino inspirado na Espanha'

A Disney se apressou em negar que a princesa fosse latina. "O importante é que Sophia é uma menina de um conto de fadas em um mundo de conto de fadas", disse Nancy Kanter, vice-presidente de programação da Disney Junior. "Todos os nossos personagens vivem em uma terra de fantasia que pode refletir elementos de várias culturas e etnias, mas nenhum é projetado para representar culturas do mundo real."

A Entertainment Weekly publicou que Jamie Mitchell, produtor executivo de "Sofia the First", respondeu que a princesa era latina quando perguntado por que a mãe da personagem, Miranda, era mais escura. Depois da Disney desmentir o fato, Craig Gerber, roteirista da história, acrescentou que "a mãe é originária de um reino encantado inspirado na Espanha".

A voz da princesa multiétnica será a de Ariel Winter ("Modern Family") e sua mãe será dublada por Sara Ramírez, atriz hispânica de "Grey's Anatomy".

"Sofia the First" estreará no dia 18 de novembro na televisão norte-americana e uma série animada será lançada em 2013.

    Leia tudo sobre: disneyanimaçãosofia the first

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG