Qual é o maior herói da história do cinema? Vote no seu preferido

Enquete inovadora do iG quer saber quem é o mocinho predileto do público: James Bond, Harry Potter, Indiana Jones, Luke Skywalker, Rambo ou Capitão Nascimento

iG São Paulo |

Com a estreia nesta sexta (26) de "007 - Operação Skyfall" , 23º filme oficial da franquia do espião James Bond, um dos mais importantes heróis do cinema volta às telas. O agente secreto britânico, interpretado atualmente por Daniel Craig, comemora em 2012 os 50 anos da estreia de sua primeira aventura , "007 Contra o Satânico Dr. No" (1962).

Assim como acontece com James Bond, o cinema é repleto de heróis marcantes. O  iG selecionou seis para descobrir qual é o maior da história dos filmes. Conheça detalhes dos escolhidos.

James Bond

Personagem criado pelo escritor Ian Fleming em 1953, James Bond é um agente secreto britânico vinculado ao MI-6. Conhecido como 007, Bond ficou famoso por utilizar equipamentos curiosos e sempre se envolver com belas mulheres.

No cinema, o herói está na ativa desde 1962, ano de estreia de "007 Contra o Satânico Dr. No" (1962). Até hoje seis atores interpretaram Bond nas telas: Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig.

Harry Potter

Fruto da criatividade da autora britânica J.K. Rowling , o bruxo Harry Potter surgiu em 1997, data da publicação de "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Em uma saga composta por sete livros, o herói passa a integrar o quadro de alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde se prepara para enfrentar seu inimigo, Lord Voldemort.

Nas telas o bruxo foi interpretado pelo ator Daniel Radcliffe, que passou dez anos ligado ao personagem . Além da cicatriz na testa e dos óculos de armação arredondada, Harry Potter ficou conhecido por demonstrar coragem ao tomar decisões difíceis em momentos cruciais.

Divulgação
Harrison Ford como o herói Indiana Jones

Indiana Jones

Criado por George Lucas e Steven Spielberg, o professor de arqueologia Henry Walton Jones Jr. divide seu tempo entre as pacatas aulas na universidade e as aventurosas expedições de campo, em que é mais conhecido pelo nome Indiana Jones.

Munido de um revólver, um chicote e seu inseparável chapéu, o herói interpretado por Harrison Ford debutou no cinema em "Os Caçadores da Arca Perdida", filme de 1981. Nele, Jones enfrenta militares nazistas na busca pela mítica Arca da Aliança. Entre os obstáculos encontrados pelo aventureiro não faltam cobras, cavernas e criminosos armados.

Rambo

O veterano da Guerra do Vietnã John Rambo surgiu no romance "First Blood", escrito por David Morrell em 1972. Apesar de receber uma medalha de honra por bravura, o herói de guerra acaba encontrando dificuldades em se ajustar à vida normal, em partes por sua natureza violenta, da qual ele tenta se afastar ao máximo.

No cinema o herói ganhou força com a interpretação de Sylvester Stallone - e sua típica faixa amarrada na testa. Desde o seu primeiro filme, "Rambo", de 1982, o soldado tenta isolar-se do mundo em busca de paz interior, mas é obrigado a pegar em armas para defender os inocentes.

Luke Skywalker

Um dos principais personagens da trilogia original de "Star Wars" , o órfão Luke Skywalker (Mark Hamill) cresce como um fazendeiro no planeta Tatooine. Interessado por histórias que envolvem a Aliança Rebelde, o jovem descobre que seu pai, um poderoso cavaleiro jedi, foi morto por um dos principais nomes do Império Galáctico, Darth Vader.

Em busca de vingança, Luke se une aos rebeldes e assume seu papel de herói ao confrontar as forças imperiais que defendem a Estrela da Morte, mais poderosa arma de destruição em massa do universo. Ao descobrir mais informações sobre sua origem, Luke precisa enfrentar seu medo para vencer o maior inimigo de um jedi, a tentação do lado negro da força.

Omelete/Divulgação
Capitão Nascimento em "Tropa de Elite 2"

Capitão Nascimento

Capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Roberto Nascimento é o personagem principal dos filmes "Tropa de Elite" (2007) e "Tropa de Elite 2" (2010). Como um dos poucos policiais honestos do Rio de Janeiro, Nascimento se tornou herói nacional ao tratar os bandidos de forma fria e impiedosa.

Considerado por seu intérprete, o ator Wagner Moura, como um personagem típico da tragédia grega , Nascimento teve que lidar com diversas situações limite em sua história. Enquanto no primeiro filme o policial é pego de surpresa pela morte de seu sucessor, no segundo ele descobre que os traficantes não são seus únicos inimigos, mas também os políciais e os políticos da cidade.

Leia também: Enquete revolucionária do iG é comentada nas redes sociais

A partir desta quinta-feira (dia 25), o iG quer saber do leitor, em tempo real, qual desses heróis do cinema é o maior de todos. Para votar, basta clicar na enquete, em destaque na home do iG . Participe e saiba como pensam os outros usuários. Você faz o iG ao vivo com a gente.

Enquete inovadora

A plataforma de enquete é baseada no conceito real time, que promove uma interação completa e em tempo real entre todos os usuários do portal. O leitor pode participar e conferir de que forma todos os outros usuários estão votando simultaneamente. Assim, é possível acompanhar os resultados e medir as mudanças de humor dos internautas em relação aos principais temas do Brasil e do mundo.

A tecnologia, criada pela IBT, empresa que pertence à Brztech, da qual faz parte o grupo português Ongoing, reduz o tempo entre a ação do usuário e a visualização, eliminando os atrasos decorrentes da atualização de páginas e de publicação. O grupo Ongoing é controlador do portal iG .

Em agosto, os internautas do iG já participaram de uma enquete para escolher qual foi o pior prefeito de São Paulo nos últimos 20 anos: Luiza Erundina, Paulo Maluf, Celso Pitta, Marta Suplicy, José Serra ou Gilberto Kassab? A ministra Marta Suplicy (PT), ex-prefeita da capital, teve o maior número de votos.

Outra enquete queria saber qual presidente fez mais pelo País: José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula ou Dilma Rousseff. Com mais de 100 mil votos, FHC foi o escolhido.

Em meio ao mensalão, no início de setembro, o iG também perguntou qual ministro do julgamento era o mais polêmico: Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, José Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Rosa Weber. Toffoli foi o mais votado.

Quando o assunto foi religião, os leitores apontaram o padre Marcelo Rossi como o expoente religioso mais influente do País. O único representante da igreja católica ficou com quase a metade dos votos dos internautas. A outra parte ficou dividida entre os cinco líderes evangélicos, com o pastor Silas Malafaia como o mais votado.

O iG também questionou o público sobre o melhor escritor da história. Em uma enquete que durou três fases, os leitores escolheram Machado de Assis o autor mais importante do País. O criador de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Dom Casmurro" superou nomes como Monteiro Lobato, Clarice Lispector, José de Alencar e Paulo Coelho.

A novela "Avenida Brasil" comprovou o favoritismo apontado pelo Ibope e foi eleita pelos internautas a melhor novela da Globo dos anos 2000, ultrapassando outros folhetins de sucesso como "O Clone", "Laços de Família" e "Senhora do Destino".

Na pesquisa mais recente, os leitores votaram em Bruce Lee como o maior lutador de todos os tempos. Logo após o astro de filmes de ação ficaram o campeão do UFC Anderson Silva e boxeador norte-americano Muhammad Ali.

    Leia tudo sobre: Capitão NascimentoRamboJames BondHarry PotterIndiana Jonesheróisenquete

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG