Documentário mostra paixão e negócios na Comic-Con

Maior feira de cultura pop do mundo é tema de "A Saga Comic-Con: O Sonho de um Fã"

Mariane Morisawa - especial para o iG | - Atualizada às

Morgan Spurlock ficou famoso ao engordar muitos quilos depois de comer só no McDonald’s durante um mês para o documentário “Super Size Me – A Dieta do Palhaço”. Agora, ele volta suas câmeras para os nerds e geeks que frequentam a Comic-Con, a maior feira de cultura pop do mundo, em “A Saga Comic-Con: O Sonho de um Fã”, exibido nesta quinta-feira (11) no Festival do Rio .

Siga o iG Cultura no iG

O diretor brinca com a linguagem dos quadrinhos em vinhetas que antecipam a cena a seguir registrada em vídeo e ao transformar seus entrevistados em personagens de uma HQ. Por exemplo, há a designer que faz fantasias baseadas em videogames, o soldado que quer ser desenhista de quadrinhos, o dono de loja que lamenta o fato de os quadrinhos não estarem mais no centro da convenção, o colecionador que tem bonecos em caixas fechadas, o casal que se conheceu na Comic-Con do ano anterior.

Fora isso, alguns nomes famosos do meio, como Frank Miller e Stan Lee , e aficionados, como Kevin Smith, Joss Whedon e Seth Rogen, dão depoimentos. O lado business da coisa não fica de fora – hoje, os fabricantes de brinquedos e de games, as distribuidoras de cinema e os canais de televisão usam a convenção para fazer propaganda de seus produtos com seguidores fiéis, seja “Game of Thrones” ou os filmes da Marvel.

Os depoimentos apontam a feira como um lugar onde os fãs obcecados por quadrinhos, videogames, filmes e seriados, que se vestem como seus personagens favoritos, podem se sentir em casa, sem julgamentos. O filme tenta fazer o mesmo, mas quem não faz parte desse universo provavelmente ainda vai achar tudo aquilo uma loucura.

Programação *

Quinta (11), às 17h40, no Estação Sesc Barrapoint 1.

* cheque antes de sair de casa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG