Festival do Rio: "Hemingway & Gellhorn" esclarece pouco sobre personagens

Longa dirigido por Philip Kaufman tem Clive Owen e Nicole Kidman no elenco, além de participação de Rodrigo Santoro

Mariane Morisawa - especial para o iG |

Divulgação
O diretor Philip Kaufman

Diretor de “A Insustentável Leveza do Ser” e “Henry & June”, Philip Kaufman ficou oito anos sem filmar.

Agora, volta com “Hemingway & Gellhorn”, longa produzido para a HBO que encerra oficialmente o Festival do Rio , na quinta-feira (dia 11).

Leia também: "Uma História de Amor e Fúria" segue "super-herói" brasileiro em animação

“Hemingway & Gellhorn” conta a história da relação entre o escritor Ernest Hemingway (Clive Owen) e a jornalista Martha Gellhorn (Nicole Kidman), uma das pioneiras na cobertura de guerras.

Siga o iG Cultura no Twitter

É uma relação conturbada, de duas pessoas de personalidades fortes, que competem em talento. Hemingway é machão e machista, e Gellhorn obviamente não ouve nada calada. Rodrigo Santoro faz uma pequena participação como Paco Zarra, que o casal encontra durante a Guerra Civil Espanhola.

Leia também: Nova versão de "Meu Pé de Laranja Lima" é feita para emocionar

O filme tem muitas cenas de sexo até ousadas, para um cenário conservador como o de hoje. Deve ser por isso, até, que o canal chamou Kaufman para dirigir. O relacionamento passa por locações pouco românticas, como a Espanha em guerra civil, Cuba antes da revolução, a China de Chiang Kai-shek e o Dia D.

Acesse o especial Festival do Rio

Mas são episódios, apenas, contribuindo pouco para esclarecer quem foram essas pessoas e como se deu essa relação. Nem o roteiro nem a direção um tanto antiquada conseguem dar conta disso, nem os atores principais são capazes de superar os problemas. A história dos personagens de “Hemingway & Gellhorn” é curiosa, mas o filme está longe de ter a qualidade que se espera de um produto da HBO.

    Leia tudo sobre: hemingway & gellhorncinemafestival do rio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG