Festival do Rio: Dois documentários tentam desvendar Marina Abramovic

Artista é retratada em filme que gira em torno de uma performance e em longa que mostra bastidores da criação de espetáculo teatral-operístico

Mariane Morisawa - especial para o iG |

Aos 65 anos de idade, a artista visual Marina Abramovic está mais ativa do que nunca. Considerado o mais importante nome da performance no planeta, tem seu trabalho e sua visão de mundo destrinchadas em dois documentários: “Marina Abramovic – Artista Presente”, de Matthew Akers, e “Vida e Morte de Marina Abramovic Segundo Bob Wilson”, de Giada Colagrande, exibidos no Festival do Rio .

O primeiro gira em torno da exposição “The Artist is Present”, uma retrospectiva da carreira da artista apresentada pelo Museum of Modern Art  de Nova York (MoMA) em 2010. Na obra mais recente, Marina ficou sentada numa cadeira, em silêncio, durante um total de 736 horas, com os membros do público revezando-se, um a um, em outro assento diante da artista. A mostra estabeleceu um recorde de 850 mil visitantes.

Siga o iG Cultura no Twitter

O documentário de Matthew Akers discute com ela de onde vem essa tremenda disciplina e destrincha a relação íntima entre sua carreira e sua vida pessoal – por exemplo, durante muito tempo Marina fez performances ao lado do namorado, Ulay, culminando com sua separação, transformada em performance, no alto da Muralha da China.

Por isso, a melhor ordem para assistir aos documentários é “Artista Presente” primeiro, “Vida e Morte de Marina Abramovic Segundo Bob Wilson” depois. O documentário de Giada Colagrande mostra os bastidores da criação do espetáculo teatral-operístico sobre a vida da artista, dirigida por Bob Wilson, com músicas de Antony Hegarty e interpretação de Willem Dafoe.

Mas a diretora, mulher de Dafoe, não consegue ir muito fundo em estabelecer conexões, diálogos, explicações sobre a obra da artista exibida na peça. Os depoimentos que não ajudam quem não sabe nada de sua vida e obra, porque são apenas colocados em sequência, sem procurar uma direção.

Programação *

Marina Abramovic – Artista Presente : sexta (5), às 19h15, no Odeon Petrobras. Segunda (8), às 17h50, no Estação Sesc Botafogo 1. Quarta (10), às 14h e 20h, no Oi Futuro em Ipanema.

Vida e Morte de Marina Abramovic Segundo Bob Wilson : sábado (6), às 17h e 22h10, no Estação Sesc Rio 1.

* cheque antes de sair de casa

    Leia tudo sobre: marina abramovicfestival do riocinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG