"Zaytoun" narra amizade entre garoto palestino e piloto israelense

Diretor de "Lemon Tree", Eran Riklis situa história com ares de novela no início dos anos 80

Mariane Morisawa - especial para o iG |

Entre os mais de 300 títulos do último Festival de Toronto, “Zaytoun”, de Eran Riklis, ficou em terceiro lugar na votação do público – perdeu apenas para “Silver Linings Playbook” e “Argo” , dois filmes cotadíssimos para o Oscar 2013 . Isso deveria dizer muito sobre o longa exibido no Festival do Rio . Só que não.

Siga o iG Cultura no Twitter

A história se passa durante os conflitos no Líbano em 1982. O menino palestino Fahed (Abdallah El Akal), apelidado de Zico por suas habilidades futebolísticas, vive com o pai e o avô num casebre num campo de refugiados. O maior desejo de seu pai é voltar à sua cidade natal, na antiga Palestina, hoje Israel, e à sua casa, da qual guarda a chave e onde planeja plantar uma muda de oliveira da qual cuida religiosamente. Um ataque aéreo israelense acaba com o sonho.

Fahed se rebela e acaba juntando-se aos combatentes palestinos, que fazem refém um piloto inimigo, Yoni (Stephen Dorff). A animosidade entre Yoni e Fahed é instantânea, mas, depois de viver novas tragédias, o garoto aceita a proposta de libertá-lo em troca de uma passagem para o lado de lá da fronteira, proibido aos palestinos. Nasce ali uma amizade em que palavras como terrorista e xingamentos não fazem mais sentido.

Acesse o especial do Festival do Rio

O filme tem uma levada meio “Central do Brasil”, mas suas cenas são tão artificiais que às vezes parecem novela. Da metade para o final, com Yoni e Fahed na estrada, a coisa melhora. Dá para entender que seu sentimentalismo tenha conquistado o público canadense, mas, em termos de cinema, “Zaytoun” poderia ser bem melhor.

Programação no Festival do Rio – confirme os horários antes de sair de casa
Sexta (5), às 21h30, no Estação Sesc Rio 2. Domingo (7), às 20h, no Estação Vivo Gávea 5. Quarta (10), às 14h e 19h, no Kinoplex Leblon 4.

    Leia tudo sobre: zaytounfestival do riostephen dorffcinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG