"Histeria" mostra invenção do vibrador em forma de comédia romântica

Ambientado na era vitoriana, longa narra a história de um médico à frente de seu tempo

Mariane Morisawa - especial para o iG |

Até a década de 1950, a histeria era considerada condição médica. Basicamente, era usada como explicação para qualquer comportamento feminino considerado “anormal”, fossem rompantes de mau humor ou desejos sexuais reprimidos. Em “Histeria”, o assunto é tratado em forma de comédia, dirigida por Tanya Wexler e exibida no Festival do Rio .

Mortimer Granville (Hugh Dancy) é um médico na conservadora era vitoriana e está muito à frente de seu tempo. Por exemplo, acredita nas pesquisas sobre germes, enquanto o diretor do hospital onde trabalha acha que é pura crendice.

Desempregado, acaba achando posição na clínica particular do Dr. Robert Dalrymple (Jonathan Pryce), que trata mulheres “histéricas” com um tratamento simples: sessões semanais de terapia, que consistem na “massagem pélvica” (basicamente, estimulação do clitóris) e provocação de orgasmos, chamados de paroxismos.

Leia também: "O Segredo da Cabana" tem a marca de Joss Whedon

Mortimer fica tão bom no negócio – que leva muito a sério, aliás – que começa a ter problemas na mão direita. E aí, junto com um amigo inventor, cria o vibrador.

No meio dessa história, Mortimer fica noivo da comportada Emily (Felicity Jones), filha do Dr. Dalrymple, e vive em confrontação com a outra filha do seu patrão, Charlotte (Maggie Gyllenhaal), progressista nos direitos das mulheres como Mortimer é com a medicina.

Ela acredita apenas que as mulheres querem mais da vida e de seus parceiros. Claro que, dali, surge um romance. No fundo, “Histeria” é uma comédia romântica baseada em fatos reais – e bem divertida, apesar de se alongar um pouco em alguns momentos.

Programação *

Terça (2), às 15h e 21h40, no Estação Sesc Ipanema 1. Domingo (7), às 13h10 e 19h40, no Estação Sesc BarraPoint 1.

* confira antes de sair de casa

    Leia tudo sobre: festival do riohisteriacinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG