Justiça impede sequência não-autorizada de "The Evil Dead"

Empresa de Sam Raimi entrou com processo para evitar filmagem de "Evil Dead 4"; produtor e diretor prepara lançamento da refilmagem do clássico de 1981

iG São Paulo com EFE |

Getty Images
O diretor e produtor Sam Raimi

O diretor Sam Raimi conseguiu nesta terça-feira (28) que um juiz impeça uma produtora de rodar uma sequência não autorizada de seu filme de terror "The Evil Dead - A Morte do Demônio" (1981), que deu origem à série conhecida no Brasil como "Uma Noite Alucinante".

Siga o iG Cultura no Twitter

Em maio, a empresa Renaissance Pictures, formada em 1979 por Raimi, pelo produtor Robert Rapert e pelo o ator e produtor Bruce Campbell, denunciou a Award Pictures, que já preparava a filmagem de "Evil Dead 4: Consequences".

O longa-metragem interferia nos planos de Raimi de gravar um novo capítulo da franquia para a Sony Pictures e a FilmDistrict. Quando o processo foi apresentado, a Award Pictures e seu presidente, Glenn MacCrae, não foram a tribunal. Por isso, um juiz federal da Califórnia ordenou a produtora a se abster de utilizar qualquer referência à saga ou qualquer nome que possa fazer com que o público acredite que sua empresa tem direitos sobre o título.

Na hora de gravar "Evil Dead 4: Consequences", a Award Pictures foi até o escritório de patentes e explicou que o filme original de Raimi havia estreado em 1981 e que sua produtora tinha mostrado uma falta de controle sobre os direitos cinematográficos, já que pelo menos outros 20 filmes haviam feito referência a esse título.

Divulgação
Bruce Campbell em "The Evil Dead" (1981)

Leia também:  Começam na Nova Zelândia as filmagens do remake de "Evil Dead"

Além disso, a empresa se defendeu usando declarações do próprio Raimi em um livro editado no ano 2000, quando dizia que nunca mais rodaria uma sequência de "Evil Dead", comentários que poderiam provar o abandono da marca. MacCrae avisou que contratou um advogado e que sua companhia lutará pelo direito de filmar sua própria continuação.

Enquanto isso, Raimi comanda os retoques de "Oz: Mágico e Poderoso" da refilmagem de "The Evil Dead", agora apenas na função de produtor – a direção está à cargo do uruguaio Fede Alvarez. Escrito pela roteirista Diablo Cody, ganhadora do Oscar por "Juno", o remake volta a colocar um grupo de jovens às voltas com o sobrenatural numa cabana abandonada na floresta, depois que eles descobrem o Livro dos Mortos. A estreia está prevista para abril de 2013.

    Leia tudo sobre: the evil deadsam raimiuma noite alucinante

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG