Tônia Carrero completa 90 anos

Veja imagens da carreira da atriz de "Louco Amor" e "Chega de Saudade"

iG São Paulo |

A atriz Tônia Carrero completa 90 anos nesta quinta (23). Nascida no Rio de Janeiro como Maria Antonieta Portocarrero Thedim, Tônia se formou em educação física. A carreira artística só surgiu em sua vida no período em que viveu em Paris, junto do marido, o artista plástico Carlos Arthur Thiré.

Siga o iG Cultura no Twitter

A estreia no cinema brasileiro ocorreu em 1947, com "Querida Suzana", do diretor Alberto Pieralisi. O início no teatro ocorreu dois anos mais tarde, com a peça "Um Deus Dormiu Lá em Casa", no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em São Paulo. Lá Tônia conheceu seu amigo e parceiro de palcos, Paulo Autran.

Ao lado de Autran e de seu segundo marido, Adolfo Celi, formou a Companhia Celi-Autran-Carrero, cuja história é formada tanto por montagens de autores clássicos, como Shakespeare, como por textos de vanguarda, como os de Jean-Paul Sartre.

Tônia estreou na televisão ao lado de Francisco Cuoco na novela "Sangue do Meu Sangue", exibida pela TV Excelsior em 1969. A atriz trabalhou em diversas emissoras, como a TV Bandeirantes, na novela "Cara a Cara" (1979), a Rede Manchete, em "Kananga do Japão" (1989), e o SBT, em "Sangue do Meu Sangue" (1965). Porém, seus maiores sucessos foram nas novelas "Água-Viva" (1980), "Louco Amor" (1983) e "Sassaricando" (1987), da Globo.

Seu último trabalho como atriz foi no filme "Chega de Saudade" (2008), da diretora Laís Bodansky. Nela, Tônia interpreta dona Alice, uma das frequentadoras mais antigas do clube de dança de salão que dá nome ao filme.

Em matéria publicada no iG em 2011 , seu sobrinho, Leonardo Thiery, disse que a atriz está afastada dos holofotes por causa de um comprometimento nos nervos que fazem a ligação com as pernas, o que atrapalha sua locomoção.

    Leia tudo sobre: Tônia Carrerocinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG